sábado, 11 de fevereiro de 2012

Polémica com Vítor Gaspar: Ministro alemão "furioso" com jornalistas portugueses



Diário de Notícias

O ministro alemão das Finanças ficou "furioso" com a divulgação do vídeo da conversa que teve com Vítor Gaspar, noticia o site do jornal Expresso.

O Expresso avança ainda que, a pedido do alemão Wolfgang Schäuble, os serviços de imprensa do Conselho de Ministros da União Europeia "estão a ponderar modificar as regras de recolha de imagens das reuniões ministeriais".

A estação televisiva TVI divulgou uma conversa informal mantida antes da reunião do Eurogrupo, em Bruxelas, na quinta-feira, entre Vítor Gaspar e o seu homólogo alemão, Wolfgang Schauble, na qual este diz que a Alemanha está disponível para rever as condições do acordo assinado com Portugal uma vez resolvida a questão da Grécia, o que o ministro português agradece: "Isso será muito apreciado".

Mais tarde, em conferência de imprensa, Vítor Gaspar garantiu que um eventual reajustamento do programa de ajuda externa a Portugal não está neste momento a ser considerado, e reafirmou que o Governo não pedirá nem mais tempo nem mais dinheiro.

O ministro português afirmou que a interpretação que faz das declarações de Schauble "quando se referiu à possibilidade de flexibilização do programa português foi nem mais nem do que aquilo que foi repetido várias vezes pelos chefes de Estado e de Governo da área do euro: isto é que para países com programa, que cumpram os seus programas, e que por razões que não estejam sob o seu controlo possam vir a enfrentar dificuldades no seu regresso aos mercados, podem contar com a disponibilidade dos seus parceiros europeus para estender a assistência financeira que seja necessária nessas condições".

Apesar desta explicações, várias vozes criticaram a atitude do ministro português, como por exemplo PCP e o Bloco de Esquerda - este acusou Gaspar de "fingir" em Portugal que é possível cumprir o programa de ajustamento financeiro, mas depois andar de "mão estendida" em Bruxelas "à espera de uma benesse qualquer".

Sem comentários:

Mais lidas da semana