segunda-feira, 5 de março de 2012

USAID CELEBRA DEZ ANOS DE PARCERIA COM TIMOR-LESTE



Sapo TL

A Agência Americana para o Desenvolvimento Internacional (USAID) celebrou na passada sexta-feira dez anos de parceria com Timor-Leste. Para a ocasião, o Timor Plaza serviu de palco, durante o passado fim de semana, para uma pequena feira de apresentação dos projectos na qual a organização está envolvida.

A USAID, em conjunto com o governo de Timor-Leste, desenvolve quatro áreas prioritárias: Economia, Saúde, Educação e Boa Governação.

“Na USAID damos primazia à inovação, impacto e integridade em todas as áreas, de forma a responder às necessidades do povo timorense,” diz o director Rick Scott. “Esta pequena exposição [no Timor Plaza] é uma boa oportunidade para todos vós testemunharem os resultados dos projectos por nós implementados.”

A abertura da exposição contou com a presença da embaixadora norte-americana, Judith Fergin e mostrou-se orgulhosa de “os Estados Unidos terem contribuído para uma forte, democrática, estável, próspera e moderna nação como Timor-Leste”.

Desde 1994 em território timorense, a USAID tem dado assistência a ONGs e CSOs locais, instituições educacionais, media independente, ministérios e Parlamento Nacional, entre muitos outros. Fique a conhecer alguns dos projectos.

Projecto Ita Nia Rai

Num trabalho conjunto com o Ministério da Justiça, a USAID esteve, desde 2003, envolvida no processo de legalização de 53.000 terras e propriedades, denominada “Ita Nia Rai” (em português “A Nossa Terra”).

FOTI – Programa Anti-Corrupção

Com o objectivo de combater um dos grandes males da sociedade timorense, foi criada em Fevereiro do ano passado o FOTI (Responsabilidade e transparencia financeira), programa de anti-corrupção, que se destina a instituições como a Comissão Anti-Corrupção (CAC), Parlamento, Procuradoria geral da republica e Gabinete do inspector geral do estado.

Imunizasaun Proteje Labarik (Imunização para a protecção das crianças)

Este projecto trabalha em conjunto com o Ministério da Saúde, e visa reduzir a taxa de mortalidade infantil, através de uma programa de vacinação (PAV) e assistência médica. O alvo principal é os sete distritos onde existam mais de 75% de crianças não imunizadas, com idade inferior a um ano de idade.

Sem comentários:

Mais lidas da semana