terça-feira, 15 de maio de 2012

BOICOTE DE NOTÍCIAS SOBRE CAVACO SILVA NA VISITA A TIMOR-LESTE E "ARREDORES"



Redação PG

Como o Página Global tem referido em diversas ocasiões muito mais notícias do quotidiano timorense acontecem e são noticiadas, devidamente atualizadas, em tétum, nas publicações diárias timorenses online.

Em português não existe nenhuma publicação dessas e a informação que a Lusa, o Sapo TL e a RTP fornecem ao mundo lusófono é bastante limitada, muitas vezes de cariz oficial ou semi-oficial – o que convém ao regime de Gusmão ou outro do mesmo cariz que detenha o poder. A língua portuguesa, a par do tétum, é a língua oficial daquele país.

Na comemoração dos 10 anos de independência a nódoa sobre a informação para o mundo lusófono mantém-se, junto com a falta de vergonha dos poderes que preferem limitar o conhecimento que é fornecido à lusofonia sobre Timor-Leste. Consideramos que as responsabilidades pela situação cabem a várias entidades.

Por essa razão, em ação de protesto, nesta fase específica das comemorações dos 10 anos de independência de Timor-Leste, o Página Global não publicará conteúdos relacionados com a visita do PR de Portugal, Cavaco Silva, a Timor-Leste, para as cerimónias da independência. Assim como o que seja relacionado com Cavaco Silva e a sua presença naquela parte do mundo. Gostaríamos de ser secundados neste protesto mas compreendemos os motivos por que ninguém mais o faça. Somos diferentes e completamente desalinhados dos atropelos constantes à informação em língua portuguesa da realidade timorense.

5 comentários:

Anónimo disse...

esse protesto está sem sentido. É melhor ter alguma informação do que informação nenhuma

Página Global disse...

Compreendemos e respeitamos sua opinião mas facto é que se nunca mais se protestar e apontar essa vergonhosa situação todos pensarão que assim está bem e que por isso não há quem proteste. Ora digam lá se sabem o que se passa em Timor-Leste' Sabem? Sabem o quê? O que a Lusa e o Sapo TL informam em português? Pois. Muito bem. E sabem mais o quê? Uma ou outra coisa que poderá existir em inglês e que até a Lusa poderá pegar traduzindo. A Lusa ou orgão de comunicação social do Brasil, como por vezes acontece. Mas, e em tétum quem é que traduz? E então o que se sabe sobre o caso de uma célebre carta anónima... E o que sabem sobre a fome, a desnutrição, a falta de cuidados médicos, as vergonhosas inundações que por sistema assolam Dili e até o aeroporto? A Lusa notícia isso? E se há inundações é porque razão? E porque os responsáveis não resolvem isso? Para os lusófonos que não sabem tétum isso é de "outro mundo" e nada sabem. Só uns quantos sabem. E agora vamos todos aprender tétum. Não é? Mas, então, se TL é um país lusófono porque razão não existem notícias do quotidiano diliense e resto do país em português? Como em todos os outros país da lusofonia. Ora é isso que achamos e é isso que queremos. Para tal devemos protestar porque é uma vergonha que este relaxe continue e ninguém, para além de nós e poucos mais faça notar tal vergonha. Ora aqui tem a explicação. É que nós até entendemos as notícias em tétum, estamos a pelejar, a protestar pela vasta maioria que não sabe mas quer saber sobre o que se passa em Timor-Leste.

Espero ter explicado... de mais :o)

Saúde.

AV

Não corrigi. Pode estar por aí bacorada. Desculpem.

Anónimo disse...

Caro António Verissimo,

Realmente é uma vergonha o esforço que o poder politico em Dili, tem feito para difundir noticias em Português.
Parece que só Portugal tem interesse em que os Timorenses falem Português, se Timor não quer falar Português não tem problema, não precisam de convidar o Cavaco para as festas do 10 aniversário da independeência.
As noticias em Português, na TVTL são mal e porcamente traduzidas por favor. Quem as traduz, deveria estar a dar formação aos Timorenses a fazer reportagens e não a ser mero tradutor.

Beijinhos da Querida Lucrécia

Página Global disse...

É isso tudo que diz e sabe tão bem, Querida Lucrécia. Pior é que parece que muito poucas pessoas se importam com a situação. Entretanto os esforços de pessoas e o gasto quase inutil de vergas estão a cair em saco roto e vão valer quase nada. Verdade. A RTTL é uma vergonha. E é porque se houvesse maior empenho e muito mais brio profissional tudo seria diferente e para melhor. Aparentemente as chefias falham. Mas também me dizem que existem profissionais (maus) que se estão borrifando para o brio. Tudo lamentável, O site deles é uma bagunça que nem dá para contar com atualização decente. Por aí se vê a importância que dão ao serviço que deviam prestar. Enfim. Valham-nos alguns carolas e pessoas de boa vontade, com brio. Talvez com o tempo tudo se componha. A esperança é a última a morrer.

Cumprimentos e muito agradecidos por vir aqui postar suas opiniões.

AV

Anónimo disse...

malae...o rasik lahatene hakerek ami nia lian. o hakarak ami tenki hakerek buat hotu ho portuges. se ami hili o nia lian ba sai ami-nia indentidade - favor ida fo tempu ba ami aprende hodi bele hatene didiak. nusa mak lahalo o nia notisia rasik? nusa mak laba hanorin ami sira be sei beik? nusa mak hatene kopia deit ema nia servisu hodi tau hanesan o nia notisia hotu ba hatete aat ema.
ida hanesan nee halo ami sira nee mso baruk!!

beik sa!!!

Mais lidas da semana