quarta-feira, 16 de maio de 2012

CRÓNICA MATINAL DOS FILHOS DE PUTA, BOM DIA TIMOR-LESTE!



António Veríssimo

“Povo miserável e políticos milionários é o balanço dos dez anos da Restauração da Independência de Timor Leste” é o título do Timor Hau Nian Doben (com fotos) com que nesta hora podemos dar de caras. E o referido blogue documenta com fotografias os que pela certa andam em “negociatas” que lhes permitem despender de centenas de milhares de dólares para construir verdadeiros palacetes quando ainda não há muitos anos quase viviam em palapas (casas vulgares timorenses estilo cubatas africanas).

Dez anos passados e a elite que se sobrepôs em Timor-Leste tem roubado sem que se tenham fartado. Borrifando-se completamente para as injustiças que têm semeado ao longo desta década. E é isso que vão comemorar neste ano? Vão comemorar os seus enriquecimentos ilícitos e a miséria para que atiram o povo timorense? Decerto que sim. E, para não estarem sós, têm por convidados outros mamíferos das elites estrangeiras nas comemorações, caso de Cavaco Silva, o mais negativo presidente da república de Portugal. Um ressabiado saudosista que ainda há uns anos se declarou a comemorar o Dia da Raça implantado por Salazar e pelo colonialismo português, em vez do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades. É o 10 de Junho, estúpido!

Esse mesmo cadavérico saudosista, Cavaco Silva, vai estar ao lado da elite timorense que tem relegado os justos interesses daquele povo para as calendas gregas priorizando a distribuição da riqueza entre os seus pares corruptos e ladrões, vigaristas, gananciosos e insensíveis. Para completar o ramalhete, tanto quanto se sabe, falta José Eduardo dos Santos, o ditador de Angola, a ladear aqueles “desmadraçados” pares de jarras que riqueza alguma satisfaz. E a sua filha Isabel dos Santos – que apodrece de riquezas milagrosamente concedidas pelo mafarrico de cornos de ouro, de diamantes e petróleo, provindos de um inferno luxuoso que decerto adquiriram para quando tiverem de prestar contas ao Criador. E ao lado dela, da Isabel, a filha de Xanana Gusmão, Zenilda, que vai pelo mesmo caminho. E o sobrinho desse tal Xanana Gusmão.  O tal herói. Agora herói de Saca Fortunas. E outros. E os amigos do dito. Uma cáfila que antes nada tinham e que agora já afiam as finanças para milhões de dólares destinados à campanha eleitoral das eleições legislativas em que umas sacas de arroz vão comprar votos à fartazana. E mais umas promessas que serão escritas em pedras de gelo porque não são para cumprir. Afinal, os que vão comemorar os dez anos da restauração da independência de Timor-Leste têm fortes razões para o fazer porque conseguiram a oportunidade de roubarem à fartazana.

Para quem quiser pôr os olhos e o entendimento sobre o blogue em que Zizi Pedruco escreve pode ver e ler. Leia-se ali: “Dez anos passados da Restauração da Independência de Timor Leste é legítimo que cogitemos o que foi alcançado neste país, principalmente no que respeito à melhoria das condições de vida do seu povo.”

E continua: “O panorama de Timor Leste, para aqueles que não são cegos, surdos e mudos é preocupante, a grande maioria da população timorense vive em extrema miséria e pobreza, contudo, uns quantos sacanas encheram bem os bolsos nestes anos. Como? Mistério...” Sacanas? Só, Zizi? Filhos de puta! É o que são!

Estas comemorações em Timor-Leste têm vindo de ano para ano a adquirir um cheiro a podridão de uma elite que rouba descaradamente os timorenses para seu gáudio e fortuna. Sem escrúpulos. Impunemente.

Zizi Pedruco pergunta se esses que andam a roubar e que exibem sem pudor - visto que do nada surgem com muito - não podem ser investigados pela Comissão Anticorrupção. Pois podem. Pois que o sejam. Pois que sonhemos. E que igualmente sejam investigados muitos outros dos “finórios” que vão estar no palanque dos VIPs em Díli a comemorar os seus saques aos povos dos países a que pertencem, ou não. Cavaco talvez tivesse razão… O Dia da Raça que - como em Portugal - em Timor-Leste podemos dizer que vai comemorar-se, corresponde às comemorações entre os da Raça que rouba “legalmente” o povinho, arrecadando para si e para os seus, incessantemente, o mais e o melhor que conseguem, enriquecendo despudoradamente, insensíveis ao facto de estarem podres de ricos à custa dos sacrifícios e do mal-passar dos povos que ao longo dos anos enganam. É fartar vilanagem, comemorem altaneiros as desgraças que têm semeado entre os povos!

Melhor terminar. Esta mais parece uma crónica dos filhos da puta ou de alguém que hoje acordou com os pés de fora. É fartar gananciosos!

1 comentário:

Anónimo disse...

Oh Zizi Pedruco,

Recentemente a Lucrécia visitou o parque de tractores do Ministério da Agricultura de Baucau, o coração doeu.
Cerca de 30 tractores com menos de 2 anos sentados em cima de tijolos. Milhões de usd de tractores estragados, quando o povo continua a amanhar os terrenos com os bufalos ou com alavanca.
30% do valor de compra desses tractores foram directamente para o bolso do Ministro da Agricultura e agora tudo abandonado.
Sr. Ministro poderia ter feito uma casa menos kitch, um palácio no meio de barracas fica mal.

Beijinhos da Querida Lucrécia

Mais lidas da semana