terça-feira, 26 de junho de 2012

Angola: WILLIAM TONET NÃO É HERÓI (E EU RALADO)




Nessa panóplia variada e avariada de manifestações de irritação, e depois de o deputado João Melo ter esgrimidos argumentos insustentáveis, indignas da sua craveira intelectual que muito respeitamos diga-se de passagem, só para defender a voz do seu mestre, “his master voice” (in english), (isso acabou, João Melo meteu uma surdina no seu entusiasmo partidário), ouvimos toda uma série de enormidades sair da boca de diversos dirigentes ligados ao “EME”, entre as quais temos manifestamente de destacar a última balela de Rui Falcão, ponta de lança e porta-voz do partido no poder, o actual MPLA.

Esse homem tem, e se não tem, gosta imenso de propagar ideias extraordinariamente confusas do que é a realidade política angolana, pois ainda não se deu conta de que o seu partido, ao qual a simples adesão tantas semelhanças tem com a que caracteriza a anuência a uma causa religiosa que parece uma seita, está a dar as últimas e não consegue digerir, manifestamente, a última afronta de que foi alvo nestas derradeiras manifestações de militares desmobilizados em luta pelo cumprimento de promessas feitas pelo governo JES/MPLA e pelo pagamento de regalias legítimas decorrentes das suas funções, uma simples pensão de reforma.

Os referidos militares desmobilizados em 1992 tiveram direito a ouvir muitos discursos lisonjeiros sobre a sua participação na luta pela independência do MPLA e foi-lhes feita a promessa formal de lhes serem pagos 55.000,00 (cinquenta e cinco mil Kwanzas) para cada soldado sem inicialmente lhes ser dada uma explicação convincente de que estes valores acima seriam em tranche única, o que, como reconhecimento da sua entrega em prol da defesa da Pátria (MPLA) durante anos e anos, é simplesmente ridículo e um sem-vergonha, no fundo, um verdadeiro insulto.

Portanto, esses militares, sentindo-se altamente lesados e discriminados, vieram para a rua, clamar a sua indignação e protestar contra o tratamento que lhes era imposto, sendo uma realidade o facto de eles não terem recebido nada, nem um chavo, do que lhes foi sucessivamente prometido durante mais de 7 anos! Vai de si que estas manifestações apresentaram-se aos olhos dos angolanos como mais uma manifestação de repúdio da política do Executivo, que, de resto, carrega toda a responsabilidade do que se está a passar neste caso concreto.

Assim sendo, era necessário criar anticorpos para lutar contra estes ataques atentatórios à boa saúde e reputação do desgastadíssimo regime JES/MPLA. Por isso mesmo é que vieram a público os arautos do regime, a começar pelos órgãos de comunicação social estatais, revezados por outras entidades estatais também.

Primeiro, o Estado-Maior General das FAA (EMGFA), que emitiu no passado dia 16 (sábado), um comunicado no qual foi dada uma informação que não passa de uma fantasia imaginada pelos seus mentores, ao assegurar que a manifestação dos militares desmobilizados tinha raízes políticas e que a UNITA, o Bloco Democrático e a CASA-CE estavam implicados na sua eclosão, enfim, nada mais nada menos que uma redonda e pura mentira. Nenhum político ligado à UNITA, ao Bloco Democrático e, ou, à CASA –CE tinham organizado fosse o que fosse.

Em seguida coube a vez de Rui Falcão vir a público, no dia 20 Junho de 2012, dar um magnífico exemplo difamação “Emepelada” ao fórceps, numa enorme preocupação de criar confusão em torno de uma personagem que muito incomoda o partido dos camaradas, William Tonet, exactamente, o nosso director geral, que se tem distinguido ultimamente no desenrolar de factos quase surrealistas da desopilante e ao mesmo tempo dramática cena política angolana.

A mensagem vinha em linha directa do Secretariado do Bureau Político do MPLA (BP) e Falcão apenas a deu a conhecer a toda Angola e à opinião pública internacional, no dia 20 de Junho, que o cidadão William Tonet (WT) "nunca pertenceu ao movimento guerrilheiro, dirigido pelo MPLA, no período de luta pela independência nacional de Angola".

Bom, esta tirada maldosa não passa de uma simples tautologia, quer dizer uma verdade de La Palisse, ou ainda uma revelação do género, a água da chuva molha, ou ainda os burros não são cavalos, isto porque WT tinha uns 14 ou 15 anos ao tempo do congresso de Lusaka em 1974!

Sai daqui a pergunta: por que raio de cargas de água o BP do MPLA sentiu necessidade de anunciar ao povo angolano e à comunidade internacional que WT não participou na luta pela libertação de Angola, “ed cetera e tal”, quando isso é mais que sabido e não precisa ser dito pelo próprio interessado, mas pelos factos e muitos protagonistas? O Falcão não participou, pois não? E depois? Onde está a nódoa? Não pode ser da estrutura do MPLA ou quando for corrido vão apagar o seu nome, também?

Enfim, como se pode inferir desta baixeza de espírito, o objectivo do MPLA é atingir a imagem do homem, William Tonet, que recentemente foi anunciado como cabeça de lista da CASA-CE para Luanda.

Mas temos ainda pior que esta marmelada mal cozida.

Alguns membros do BP do MPLA, porque não acreditamos que todos estivessem de acordo, dada a fútil faceta desta revelação gratuita, ridícula e venenosa, estende-se em seguida num pantanal de argumentos apresentados como justificação da sua mediocridade.

A razão?... A razão invocada para justificar esta bacorada é uma obra-prima infanto-juvenil de asneirada, até dá vontade de rir, pois, segundo o BP, «o cidadão em referência, (WT) "continua a mentir, de forma reiterada e com fins inconfessos, sobre a sua pretensa participação na luta de libertação nacional, para agitar pacatos cidadãos, contra as instituições do Estado Democrático de Direito".

Ah ah ah ah!!...

Peço desculpa, mas o ataque de riso não foi possível evitar ao ler esta enormidade. Então se WT nasceu quando a guerra de libertação da Pátria já tinha começado e pouco mais que púbere era quando ela acabou, francamente, se for verdade o que o BP avança para denegrir o nosso director, se ele andar por aí a dizer que foi guerrilheiro e se assume como herói, Santa Engrácia, ele é pura e simplesmente atrasado mental, o que me parece, no mínimo absurdo. Atrasado mental de certeza que não é

Mas, outra pergunta se impõe: como é possível que um areópago de sábios (o BP do MPLA) se pode equivocar ao ponto de medrar argumentações próprias de mentecaptos?

Não é tudo. Os pecado de WT são de facto horríveis, quase mortais.

O BP diz que o director do Folha 8 "Nem (sequer) integrou qualquer estrutura ou força governamental, que se tivesse envolvido, directamente, na luta pela preservação da independência ou pela defesa da integridade do solo pátrio".

E então as suas funções enquanto delegado da TPA em Benguela ou ainda a sua condição de primeiro mediador do processo de paz em Angola, quando em 1991, juntou na mesma mesa generais do MPLA/FAPLA e da UNITA/FALA, para assinarem um acordo de cessar-fogo em 19 de Maio de 1991.

Bom, acho que vamos ficar por aqui. Para não cairmos na mediocridade com que o anúncio de Rui Falcão nos contemplou. Questão de não achincalhar um partido que nos merece todo o respeito, em despeito da sofrível cota do Q.I. patenteada neste ridículo opúsculo que só desacredita o próprio MPLA, como partido no poder.


Sem comentários:

Mais lidas da semana