quarta-feira, 27 de junho de 2012

Timor-Leste/Eleições: A minissaia, o Euro 2012 e a campanha eleitoral




Isabel Marisa Serafim, da Agência Lusa

Díli, 27 jun (Lusa) - Um rumor sobre uma alegada proibição do uso da minissaia e o europeu de futebol têm desviado a atenção dos timorenses da campanha eleitoral para as legislativas de 07 de julho.

A alegada proibição do uso da minissaia, a que mais tarde foi acrescentada a camisola de alças, surgiu há oito dias e, segundo jornalistas timorenses, teria vindo de leste, mais propriamente de Baucau.

Em Timor-Leste um bom rumor ocupa rapidamente as páginas dos jornais e na quinta-feira a imprensa noticiava indignada a alegada proibição do uso da minissaia, que envolvia polícia militar e eventuais ordens da Presidência.

Se em Baucau a minissaia não era tema de conversa, ou melhor, era às escondidas e com as frases todas a começarem com a expressão "alguém me contou" ou "um amigo contou-me", em Díli a questão foi tratada ao mais alto nível.

A Presidência desmentiu e disse que não era proibido usar minissaia, o mesmo fez o Estado-Maior das Forças Armadas, em conferência de imprensa.

A Polícia Nacional de Timor-Leste também fez o mesmo e, recomendou, uma vez mais, aos jornalistas para não acreditarem em rumores.

A história parece ter terminado, na segunda-feira, com o anúncio de que o responsável pelo boato tinha sido identificado.

Inventada pela estilista britânia Mary Quant e popularizada pela manequim Twiggy, a minissaia tem dominado a imprensa timorense "taco a taco" com o futebol do campeonato europeu e com Portugal a chegar às meias-finais.

Esclarecida que parece estar a proibição que nunca o foi do uso da minissaia, os timorenses e os estrangeiros no país podem voltar a centrar as atenções no futebol madrugada dentro, devido ao fuso horário em relação à Europa.

Hoje não será exceção e às 03:45 da madrugada de quinta-feira (19:45 de quarta-feira em Lisboa) timorenses e portugueses vão estar concentrados no jogo contra Espanha, que pode levar Portugal às finais do Europeu.

Se a vitória for portuguesa, Díli vai amanhecer em festa, como tem acontecido, e sem pensar na campanha eleitoral, que só termina no próximo dia 04 de julho.

1 comentário:

Mariana Gomes disse...

a Lusa tem-nos brindado com maus jornalistas ao longo dos anos e eu como boa Portuguesa vou oferecendo sempre o benefício da dúvida na secreta esperança de que a coisa melhore. O que eu não sabia e acredito agora e depois de ter lido textos sucessivos publicados, é que enviam estagiários para as delegações. Qualquer aluno mediocre de um curso tecnico-profissional consegue escrever com mais objectividade, clareza e profissionalismo ao relatar a apanha da azeitona na freguesia ao lado.

Mais lidas da semana