segunda-feira, 9 de julho de 2012

Cabo Verde/Eleições: Confirmada vitória do maior partido da oposição



JSD - Lusa

Cidade da Praia, 09 jul (Lusa) - A Direção Geral de Apoio ao Processo Eleitoral (DGAPE) de Cabo Verde divulgou hoje os resultados finais provisórios das eleições autárquicas cabo-verdianas de 01 deste mês, confirmando a vitória do Movimento para a Democracia (MpD, oposição parlamentar).

Sem atualização desde as 13:17 de 02 deste mês, a DGAPE deu hoje por concluída a contagem, após terminado o apuramento geral nos 22 concelhos do arquipélago, estando, porém, a promulgação dos resultados finais, pela Comissão Nacional de Eleições (CNE), dependente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ).

O Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) apresentou no STJ cerca de 30 queixas sobre alegadas fraudes cometidas pelo MpD no segundo maior concelho da ilha de Santiago, Santa Catarina, aguardando-se pela decisão, que terá de ser tomada até ao final desta semana.

Segundo dados da DGAPE, em Santa Catarina, o candidato do MpD, Francisco Tavares, manteve-se como presidente da Câmara com uma vantagem de 54 votos sobre o do PAICV, José Maria Veiga, ex-ministro das Infraestruturas e uma das maiores apostas do líder do partido, José Maria Neves, primeiro-ministro desde 2001.

O MpD conquistou 14 das 22 edilidades em disputa, mais duas do que nas autárquicas de 2008, tirando duas ao PAICV, que obteve a vitória nas restantes oito.

Em relação à "troca" de câmaras, o MpD conquistou ao PAICV os municípios do Paul (Santo Antão), Tarrafal de São Nicolau e Brava. O PAICV, por seu lado, tomou ao MpD a câmara de Porto Novo (Santo Antão)

Segundo a DGAPE, a nível nacional, o MpD obteve 46,3 por cento dos votos, contra 40,5 do PAICV, com os restantes a serem distribuídos por candidaturas da União Cabo-Verdiana da Independência Democrática (UCID) e do Partido do Trabalho e da Solidariedade (PTS), bem como pelos diversos independentes oriundos dos dois maiores partidos do país.

Apenas um independente, apoiado, tal como em 2008, pelo MpD, logrou vencer uma câmara, Jorge Figueiredo, na ilha do Sal, que foi reconduzido. Também apenas uma mulher foi eleita presidente de câmara, com Rosa Rocha (PAICV) a arrebatar a edilidade de Porto Novo de Santo Antão a Amadeu Cruz (MpD).

Sem comentários:

Mais lidas da semana