domingo, 15 de julho de 2012

Timor-Leste: Residentes movidos de Eis Brimop esperam por novas moradas



Jornal Digital

«Promessa da ministra da Justiça não foi cumprida»

Díli – Os ex-moradores do subúrbio de Díli denominado Eis Brimop, Bairo Pite, esperam que o novo Governo resolva os problemas de colocação.

O Governo removeu 11 famílias de Eis Brimop, em 2011, totalizando 160 pessoas, porque queria usar aquela área para instalar a sede da polícia.

Após a transferência, os residentes foram movidos para Laran Aitarak, onde esperam que o Governo, através do Ministério da Justiça, lhes confira uma nova residência. No entanto, ainda não lhes foi atribuída nenhuma morada.

Um membro do grupo, Lolita Maria Alves, de 22 anos, disse que, «até agora, a promessa da ministra da Justiça, Lúcia Lobato, para nos dar uma nova casa, não foi cumprida. Continuamos a dormir nas cinzas», revelou.

A testemunha disse que as cinzas da construção do ministério das Finanças, perto da sua residência, têm vindo a prejudicar-lhe a saúde.

Lolita Alves disse que as crianças deste grupo têm dificuldade em frequentar a escola porque está longe do local onde vivem actualmente.

Lúcia Lobato era membro do Governo de Xanana Gusmão mas foi suspensa do cargo depois que o tribunal de Díli a ter acusado em casos de corrupção, há cerca de dois meses atrás. A ministra ainda está à espera que o Tribunal de Recurso decida se vai cumprir pena de prisão.

Embora tenha um caso pendente no tribunal, o seu partido, Social-democrata (PSD), colocou o nome na lista de candidatos ao Parlamento Nacional para 2012-2017.

No entanto, o PSD não ganhou nenhum assento parlamentar na última eleição.

(c) PNN Portuguese News Network

Sem comentários:

Mais lidas da semana