sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Cabo Verde: Edificação de "Cidade Nova" abre portas a investimento português

 

JSD - Lusa - imagem em Liberal
 
Ribeira Grande de Santiago, Cabo Verde, 13 set (Lusa) - A edificação da "Cidade Nova" na Ribeira Grande de Santiago, em Cabo Verde, vai trazer novas oportunidades de negócio e poderá abrir as portas ao investimento português, disse hoje à agência Lusa o presidente da edilidade local.
 
Manuel de Pina falava à Lusa no final de uma reunião de trabalho com o embaixador de Portugal em Cabo Verde, Bernardo Lucena, adiantando que o projeto está ainda em "socialização" para que, depois, se proceda à "engenharia financeira" para edificar a "Cidade Nova", junto à "Cidade Velha".
 
"A 'Cidade Nova' trará novas oportunidades de investimento e Portugal é o nosso tradicional parceiro. São muitas as áreas ligadas à construção de uma cidade, desde as energias renováveis, à habitação, construção de infraestruturas, etc.", salientou.
 
Atualmente com cerca de 2.000 habitantes, apenas o quádruplo dos que viviam naquela que foi elevada, em 1533, a primeira cidade capital do arquipélago de Cabo Verde (até 1770), a Ribeira Grande de Santiago (conhecida localmente por Cidade Velha) estava impossibilitada de se expandir devido à inexistência de terrenos livres.
 
A 01 de fevereiro deste ano, o Governo cabo-verdiano e a Câmara da Ribeira Grande de Santiago aprovaram os planos de expansão da cidade, elevada pela UNESCO a Património Mundial da Humanidade em 2009, estando já elaborado o respetivo Plano Diretor Municipal (PDM).
 
No plano está prevista a conclusão, até ao fim deste ano, da barragem do Salineiro, um anel rodoviário, complexos desportivos, museus e zonas de habitação e de lazer, tudo integrado na requalificação do concelho, criado em 2008 e que, até então, funcionava na dependência da Cidade da Praia, 12 quilómetros a leste.
 
A visita de Bernardo Lucena, "de caráter exploratório", destinou-se a analisar também a cooperação no quadro do património cultural entre Portugal e Cabo Verde, em que há vários os projetos, como o Museu Nacional, o EcoMuseu, a Casa da Lusofonia, todos na Cidade Velha.
 
Outros projetos passam pela recuperação da própria "Cidade Velha", a cargo do arquiteto português Siza Vieira, que também tem planos para o restauro da Sé local, e pela edificação de um busto do padre António Vieira junto à Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Negros, na qual pregou no século XVII.
 
Já na "Cidade Nova" deverão ser instalados o Museu da Escravatura, Biblioteca Municipal e Casa da Fotografia.
 
Bernardo Lucena disse à Lusa ser ainda cedo para saber quais os eventuais apoios ou parcerias para o futuro, salientando que se está ainda numa fase exploratória.
 
A Ribeira Grande de Santiago foi onde, em 1462, se instalaram os primeiros portugueses no arquipélago, descoberto dois anos antes, que, a partir daí, construíram a primeira cidade nos trópicos e que serviu, além de entreposto comercial e de escravos, de apoio marítimo às naus entre a Europa e o novo mundo, as Américas.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana