quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Portugal: CAVACO, O COVEIRO DA AGRICULTURA E DAS PESCAS PERDEU A MEMÓRIA?

 


"É necessário ultrapassar o estigma que afastou Portugal do mar, agricultura e indústria", diz Cavaco Silva
 
Jornal i - Lusa
 
O Presidente da República disse hoje partilhar a preocupação de todos pela crise que Portugal atravessa e defendeu que é necessário ultrapassar o estigma que afastou Portugal do mar, agricultura e indústria nas últimas décadas.
 
"Numa altura em que urge criar riqueza no país e gerar novas bases de crescimento económico, é necessário olhar para o que esquecemos nas últimas décadas e ultrapassar os estigmas que nos afastaram do mar, da agricultura e até da indústria, com vista a produzirmos, em maior gama e quantidade, produtos e serviços que possam ser dirigidos aos mercados externos", defendeu.
 
O Presidente da República discursava na sessão de abertura do 22º Congresso das comunicações, que decorre no Centro de Congressos de Lisboa, sob o lema "Mar de Oportunidades".
 
À saída, instado pelos jornalistas a comentar as declarações do chefe da missão do FMI em Portugal, Abebe Selassie, que defendeu que não deve haver mais aumentos de impostos, Cavaco Silva escusou-se a responder, justificando que não é comentador.
 
No seu discurso, Cavaco Silva disse que, como Presidente da República, partilha "a preocupação de todos pela crise que Portugal atravessa, bem como pelas dificuldades, em muitos casos extremas, por que muitas famílias e empresas passam atualmente".
 
"Mas, por isso mesmo, não podemos abandonar o projeto de fazer de Portugal uma sociedade mais desenvolvida. Ou seja, ambição e uma visão esclarecida do futuro tornam-se hoje, mais do que nunca, extremamente importantes para Portugal", defendeu.
 
Nesse sentido, as empresas que a Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC) representa devem constituir, pelo exemplo do seu percurso e da ambição dos seus objetivos, uma fonte de inspiração para a económica portuguesa", propôs.
 
O setor das tecnologias da informação pode "constituir uma plataforma de modernização e inovação para os demais setores da economia portuguesa", disse.
 
Portugal, salientou, "carece de uma ligação mais intensa entre setores diferentes da economia, que pouco se relacionam e quase se desconhecem, desperdiçando assim sinergias que, em economias mais integradas, são uma das principais forças da inovação".
 
Uma questão que, defendeu, "é tanto mais importante quanto Portugal permanece um país caracterizado por realidades económicas que vivem a diferentes velocidades".
 
Para Cavaco Silva, a economia do mar perfila-se como "uma opção promissora de desenvolvimento do país", pelo potencial no setor dos transportes, alimentação, nutrição, energia, biotecnologia marinha e tecnologias subaquáticas".
 
ATÉ PARECE QUE O GAJO NÃO FOI PM POR TRÊS MANDATOS – opinião PG
 
Não deixa de ser hilariante que o sujeito que ocupa o Palácio de Belém, Cavaco Silva, se “esqueça” que no período de quase 12 anos, por cerca de 3 mandatos, foi primeiro-ministro de Portuigal e assumiu o desempenho de coveiro da agricultura e das pescas em Portugal. Julgará ele que nos esquequecemos ou terá a intenção de enganar os mais novos e que desconhecem o desastre que o gajo representou como PM por mais de uma década?
 

2 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarde, gostaria de saber quais são os argumentos históricos que fundamentam a sua posição neste post e se puder apresente também as fontes dessas conclusões para designar Cavaco Silva como o "coveiro da agricultura e das pescas".Obrigado.
Gilberto Pires.

Página Global disse...

Boa tarde

Acreditamos que é público o conhecimento do constante, várias vezes é citado na comunicação social por vários oradores e colunistas.

Um exemplo relativoào abate da frota pesqueira pelas mãos do PM Cavaco e outros: http://economia.publico.pt/noticia/serie-mar-portugues-pesca-um-mar-de-oportunidades-perdidas-1565796

Assim como há exemplos na Agricultura e na Indústria possiveis de pesquisar.

Para uma vasta maioria de portugueses o consulado de Cavaco também foi um desastre. Não deveria falar como alguém que não tem responsabilidades no fracasso que tem sido a condução das políticas e da economia portuguesa. Mas Cavaco está bem na vida... BPNs e outros casos vão ficar sempre na sombra por não nos considerarmos devidamente esclarecidos... Enfim, são os políticos que temos. Azar o nosso... ou será desleixo?

Mais lidas da semana