quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Portugal: QUASE 100 MIL BENEFICIÁRIOS PERDERAM O ABONO DE FAMÍLIA

 

Beatriz Silva – Jornal i
 
Entre Agosto e Setembro deste ano, 97 mil crianças e jovens perderam o abono de família, revelam os dados do Instituto da Segurança Social (ISS), avançados pelo Público.
 
Ao contrário do que era previsto – a entrega da prova escolar era feita até 31 de Outubro -, este ano, o prazo terminou a 31 de Julho, sem aviso prévio.
 
A situação é denunciada pela Confederação Nacional das Associações de Pais (Confap). Desde o início do ano, o número de titulares beneficiários do abono de família baixou de 1 203 138 em Agosto para 1 105 299 em Setembro.
 
Em declarações ao mesmo jornal, Albino Almeida, presidente da Confap, diz que esta quebra está relacionada com a suspensão temporária do pagamento do subsídio, decorrente das alterações aplicadas pelo ISS.
 
Com o objectivo de “adequar o pagamento das prestações ao calendário escolar”, o ISS alterou o fim do prazo, antecipando três meses. O que obrigaria os titulares do abono com mais de 16 anos a provar que estavam matriculados num estabelecimento de ensino.
 
Na altura, Albino Almeida alertou o governo que esta alteração foi feita em época de férias e que a maior parte dos alunos do 9º ano ainda não sabia que escola iria frequentar no próximo ano lectivo, pelo que seria impossível cumprir com as novas regras.
 
O presidente da Confap apela para que no próximo ano lectivo o prazo avance para 31 de Outubro, defendendo que deve ser “o ISS a adaptar-se à realidade da Educação e não a Educação e as famílias a adaptarem-se às necessidades do ISS”.
 
Em resposta àquele jornal, o ISS escreve que “a flutuação mensal de 2012 apresenta características diferentes dos anos anteriores” e que “o novo prazo para a prova da matrícula veio permitir a adequação do pagamento das prestações ao calendário escolar, evitando o incómodo das devoluções ou de pagamentos retroactivos recorrentes no ano passado”.
 
Na mesma nota, o ISS não adiantou quanto tempo levará para regularizar a situação dos titulares do abono de família, depois da entrega da prova.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana