quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Timor-Leste: PR TAUR JÁ ANDA A “APAGAR FOGOS”, PARTEIRAS JÁ SOMAM 12 ANOS

 


Taur Matan Ruak pede ao grupo do CPD-RDTL para não criar confusão
 
22 de Novembro de 2012, 11:05
 
O Presidente da República Taur Matan Ruak reuniu-se ontem com o grupo CPD-RDTL (Conselho Popular Defesa da República Democrática de Timor-Leste) e a comunidade de Fatuberliu, Manufahi e pediu que os mesmos se unissem e mantivessem calmos procurando um reforço de unidade nacional.

O Chefe de Estado encontrou-se com o grupo CPD-RDTL, os cerca de 5000, chefiados por António Aitahan Matak e pediu que não criassem o pânico perante as comunidades, que respeitassem as autoridades locais dando conhecimento da sua presença e que a ocupação dos terrenos fosse para serviço comum da agricultura na comunidade.

Após dialógo com grupo do CPD, o Chefe de Estado encontrou-se com a comunidade no sub-distrito Fatuberliu que lamentou a presença do grupo que está a ocupar os terrenos da comunidade, sem dar conhecimento ao líder comunitário e autoridades do sub-distrito e distrito.

A comunidade de Fatuberliu disse que se o grupo do CPD-RDTL não desocupar os terrenos, a comunidade sairá do local por não se sentir segura, pois estão traumatizados.

O Chefe de Estado garantiu que a PNTL e a F-FDTL irão assegurar a comunidade e observar os movimentos do CPD, naquela área, por isso pede para que a comunidade não entre em pânico.

Entretanto, o Governo irá enviar um grupo de chefia, através do Ministério Estatal, para negociar com o grupo CPD-RDTL.

O Chefe do Estado, tem uma delegação a acompanhá-lo composta pelo Vice Primeiro Ministro, o Secretário de Estado SEDA, Tomás Cabral, Administrador sub-distrito Fatuberliu e o Comandante PNTL Esquadra Fatuberliu.

SAPO TL com CJITL

Primeira Dama participou na Cerimónia do XII Aniversário da Associação de Parteiras

22 de Novembro de 2012, 16:10
 
A primeira dama, Isabel Ferreira, participou na cerimónia do XII aniversário da Associação de Parteiras de Timor-Leste, na passada terça-feira, em Lecidere, Dili.

Isabel Ferreira, durante a sua intervenção, disse que as parteiras têm que prestar um serviço com maturidade, profissionalismo e responsabilidade para com o povo e os seus pacientes, nomeadamente as grávidas.

Acompanhada na cerimónia pela directora da Associação de Parteiras de Timor-Leste (APPTL), pelo o Ministro da Saúde, Sérgio Lobo e a Vice-Ministra da Saúde, a primeira dama entregou simbolicamente às mulheres grávidas um ramo de flores como gesto de carinho, das parteiras para com as mulheres.

Esta cerimónia contou com a participação da maioria das parteiras, directores de saúde, estudantes da Universidade Nacional de Timor-Leste e todas as grávidas que têm sido acompanhadas pelos centros de saúde em Comoro, Bairro Pité, Becora e Dili.

SAPO TL c/CJITL

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro Alexandre Gusmão,

O povo passa mal, não está a ver os beneficios da independência, quer sair da pobreza, está na hora de fazer alguma coisa pelo povo que anda lá pelas montanhas, eles estão a ficar fartos de tanta conversa e poucos beneficios.

A maioria deles só pede uma estrada e uma escola.

Beijinhos da Querida Lucrécia

Mais lidas da semana