sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Timor-Leste: NÃO FALARAM DO GREATER SUNRISE, DROGUISTA TIMORENSE CAPTURADO

 


MNE australiano não discutiu sobre o Greater Sunrise em encontro com Xanana Gusmão
 
14 de Dezembro de 2012, 14:56
 
O ministro dos Negócios Estrangeiros da Austrália, Bob Carr iniciou ontem uma visita a Timor-Leste e disse que o assunto do Greater Sunrise não foi debatido durante o encontro com o primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão.
 
Bob Carr após o final do encontro com Xanana Gusmão disse não ter discutido sobre o assunto por não ser a altura.

O plano de desenvolvimento da reserva de gás Greater Sunrise, na costa sul de Timor-Leste, entrou num impasse devido a visões diferentes entre australianos e timorenses.

Enquanto a empresa petrolífera australiana Woodside defende a exploração numa plataforma flutuante, Timor-Leste insiste em construir um gasoduto para ter uma fábrica de processamento de gás natural na costa sul do país, com o objetivo de criar postos de trabalho e desenvolver aquela região.

O ministro dos Recursos e Energia da Austrália, Martin Fergunson, disse esperar uma decisão sobre o Greater Sunrise, no mar de Timor, até ao próximo ano.

Recentemente, o ministro dos Recursos Naturais timorense, Alfredo Pires, admitiu à agência Lusa que o governo de Timor-Leste está a ponderar anular o tratado assinado com as autoridades australiana e a Woodside para a exploração do Greater Sunrise, que termina em fevereiro do próximo ano.

O chefe da diplomacia australiana começou a sua visita oficial a Díli com um encontro no Ministério dos Negócios Estrangeiros com o vice-primeiro-ministro, Fernando La Sama de Araújo, e com uma pequena reunião sobre a cooperação bilateral existente entre os dois países.

Do ministério dos Negócios Estrangeiros, Bob Carr teve uma reunião de cerca de 45 minutos com o primeiro-ministro timorense, no Palácio do Governo.

Discutiram sobre questões de interesse mútuo, cooperação, capacitação, as relações com ASEAN (Associação das Nações do Sudeste Asiático) e discutiram o programa de trabalho sazonal, afirmou o chefe da diplomacia australiana.

Bob Carr mostrou-se satisfeito por o país ter feito eleições livres, deixarem as pessoas escolherem o seu governo. "Essa é uma grande conquista e Timor-Leste junta-se à comunidade das democracias", afirmou.

Depois do encontro o ministro australiano fez uma visita de cortesia a Taur Matan Ruak.
Hoje, o ministro Bob Carr vai conhecer alguns projetos apoiados pela cooperação australiana, nomeadamente a Fundação Alola e um programa no hospital nacional.

O dia inclui também uma visita ao quartel-general da Força de Estabilização Internacional, liderada pela Austrália, cuja retirada de Timor-Leste deverá ocorrer até final de abril, e uma deslocação ao Arquivo e Museu da Resistência.

A Austrália disponibilizou 127 milhões de dólares (98 milhões de euros) para apoio ao desenvolvimento de Timor-Leste para o período entre 2012 e 2013.

SAPO TL com Lusa

Os cincos distribuidores de droga estão em interrogatório
 
14 de Dezembro de 2012, 10:50
 
O Tribunal Distrital de Díli realizou uma audiência de julgamento aos cincos distribuidores de droga capturados pela polícia na sua residência.
 
Três distribuidores de droga são timorenses, entre eles o chefe, o conhecido artista JG. Os outros dois são provenientes de Singapura e Indonésia. O que tudo indica serem o contacto principal dos três distribuidores timorenses.

Milena do Rosario do Tribunal Distrital de Díli confessou estar triste por após 10 anos de independência, os próprios timorenses estarem a desenvolver este tipo de "actividade" e esquecerem-se da sua própria cultura.

Segundo o Suara Timor Lorosae, as famílias dos três distribuidores timorenses que estavam presentes no tribunal demonstraram tristeza por verem pessoas da sua família envolvidas neste caso de droga.

SAPO TL com Suara Timor Lorosa’e

Sem comentários:

Mais lidas da semana