domingo, 7 de abril de 2013

Angola: SOBE PARA NOVE O NÚMERO DE MORTES PELAS CHUVAS EM LUANDA




Teresa Domingos – JPA-Jornal do Povo Angolano – no Facebook com foto

Luanda - Pelo menos nove mortos e quatro pessoas desaparecidas é o balanço provisório das consequências da chuva que caiu na manhã de sábado sobre a cidade de Luanda e arredores.

O Jornal do Povo Angolano (JPA), soube hoje, domingo, do vice-governador para área técnica do Governo Provincial de Luanda, António Resende, no distrito urbano da Ingombota, que constam das vítimas, provocadas por desabamento de residências, adultos e crianças.

As mortes e desaparecidos foram registados nos distritos urbanos da Samba e Kilamba Kiaxi, município de Luanda. Sabe-se que equipas especializadas em naufrágios do Serviço Nacional de Proteção Civil e Bombeiros (SNPCB) prosseguem hoje as buscas, no sentido de localizar os corpos dos desaparecidos.

Entretanto, no prosseguimento de uma ronda realizada por uma equipa de reportagem, a Jornal do Povo Angolano (JPA), constatou o desabamento de residências na montanha da Boavista (Ingombota) e a inundação de outras residências à beira-mar, nas proximidades do porto de Luanda.

A via que liga o Porto de Luanda à rotunda da Boavista está intransitável devido ao deslizamento de terra da montanha.

As chuvas destruiram parcialmente a ponte de acesso ao complexo residencial Lar Patriota, conhecida como Ponte Molhada, no município de Belas. 

No bairro da Coreia (Ingombota) e da Samba, mais de 500 residências estão inundadas, causando enormes prejuízos materiais para a população.

Nestas zonas, as águas estão a ser retiradas por populares com moto-bombas e de forma manual, utilizando baldes, bacias e outros objectos.

O GPL tem criado um grupo técnico, que tem por missão prevenir e acudir os sinistrados pelas chuvas, fazer o levantamento dos danos causados, direccionar as várias equipas e dar as respostas necessárias.

Relacionado em Página Global

Sem comentários:

Mais lidas da semana