sexta-feira, 12 de abril de 2013

Portugal: Soares diz que fala com pessoas do PSD e CDS para derrubar o Governo




PMF – SB – Lusa – foto António Cotrim

O antigo Presidente da República Mário Soares diz que anda a falar com personalidades de todos os partidos, incluindo PSD e CDS, para derrubar o Governo e defende um entendimento entre PS e Bloco de Esquerda.

Em entrevista à Antena 1, que hoje vai ser emitida pelas 10:00, Mário Soares contou que tem tido conversas com pessoas do PSD, CDS, PCP e Bloco de Esquerda para tentar derrubar o atual Governo liderado por Pedro Passos Coelho.

"Não são conversas por prazer, é porque acho que devo falar com eles", disse, adiantando que nesses encontros procura "uma solução para o ante e pós este Governo".

"Para atirar este Governo abaixo, é preciso que todos estejam de acordo", justificou o ex-chefe de Estado.

Na entrevista, Mário Soares defendeu que "é possível um entendimento bastante grande [dos socialistas] com o Bloco de Esquerda, porque está numa situação de muita clareza".

"O PCP ainda pensa como pensava Álvaro Cunhal, com a diferença que não tem a capacidade tática de Álvaro Cunhal", considerou.

Interrogado sobre a possibilidade de a curto prazo haver um entendimento entre o PS e a atual maioria PSD/CDS, o ex-Presidente da República respondeu: "Era o que faltava o PS entender-se com este Governo".

"O PS foi humilhado, foi sempre afrontado pelos partidos que estão no Governo", sustentou Mário Soares, apenas destacando uma "pequena 'nuance' do CDS" face ao PSD.

No entanto, segundo Soares, essa 'nuance' do CDS tem uma explicação: "Faz isso para dar uma no cravo e outra na ferradura. A verdade é que, quando é essencial, o CDS vota com o Governo e isso vai custar caro a [Paulo] Portas".

Sem comentários:

Mais lidas da semana