sexta-feira, 7 de junho de 2013

FMI ÀS ESCURAS SOBRE A ECONOMIA DE CABO VERDE

 


Jorge Montezinho – Expresso das Ilhas
 
O Fundo Monetário Internacional reconheceu que há um “grau considerável de incertezas” uma vez que não há dados actualizados do PIB cabo-verdiano desde 2010. Esta foi uma das conclusões a que chegou a equipa chefiada por Sukhwinder Singh, que esteve no arquipélago desde o passado dia 31 de Maio.
 
Em conferência de imprensa, esta sexta-feira, o FMI constatou que o crescimento económico tem abrandado nos últimos anos, projectando que deverá continuar “modesto” este ano.
 
Ainda segundo o FMI, se a fragilidade económica continuar, a curto prazo a prioridade deve continuar a ser o investimento público, mas, a médio prazo, os técnicos do Fundo Monetário Internacional consideram que os níveis da dívida têm de ser reduzidos para assim aumentar as reservas internacionais.
 
O trabalho do Banco Central foi elogiado pelas medidas tomadas para assegurar a saúde do sistema bancário, apesar do FMI ter reconhecido também o aumento do crédito mal parado (que ultrapassou os 18 por cento em Março, como avançou o Expresso das Ilhas na última edição impressa).
 
Por último, a missão do FMI assinalou duas áreas que são consideradas críticas para se conseguirem os objectivos de crescimento e estabilidade macroeconómica: a intensificação da produtividade e competitividade da economia e reformas “radicais” na gestão das infra-estruturas.
 
E estas reformas vão acontecer, garantiu a Ministra das Finanças aos jornalistas na mesma conferência de imprensa. Cristina Duarte apontou os planos de privatização das operações portuárias, a transformação da ENAPOR numa autoridade portuária, a divisão da TACV e as mexidas no código laboral, como alguns dos exemplos de alterações que o governo quer concluir (a edição 600 do Expresso das Ilhas explica em pormenor o que é a Carta de Política de Transportes do governo, onde estão incluídas as mudanças na TACV e as privatizações de portos e aeroportos).
 
“Somos 500 mil habitantes, não temos mercado, para crescermos temos de ir à conquista de mercado externo e isso exige que sejamos competitivos. Temos de alinhar o nosso mercado laboral com os níveis de competitividade internacional, para conquistar um pedaço desse mercado”, frisou a ministra das Finanças.
 
Cristina Duarte que pediu ainda o consenso nacional para se conseguirem atingir estes objectivos, sublinhando que “governo, oposição e sociedade terão de estar sintonizados pelo mesmo fim. Estas reformas, que são essenciais, penso que não deverão gerar resistências”.
 
Sobre as críticas do FMI à falta de dados, a ministra das Finanças admitiu que essa questão revela “alguma fragilidade nesta matéria” dificultando assim a tomada de decisões de gestão macroeconómica, mas salientou que a responsabilidade dessa falha é do Instituto Nacional de Estatísticas e que por isso mesmo “o FMI ofereceu-se para fornecer assistência técnica ao INE no que diz respeito à produção dos dados das contas nacionais”, oferta que o governo aceitou.
 
A próxima visita de avaliação do FMI deve realizar-se no último trimestre de 2013.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana