sexta-feira, 21 de junho de 2013

Portugal: "Desemprego jovem é a morte a prazo da sociedade", diz Sampaio da Nóvoa



Liliana Coelho - Expresso

Reitor da Universidade de Lisboa considera que a austeridade não é solução e que é vital combater o desemprego nas gerações mais novas com "uma política de choque".

O reitor da Universidade de Lisboa, António Sampaio da Nóvoa, defende em entrevista à Antena 1 que o desemprego jovem é hoje um dos maiores problemas do país, sendo urgente uma "política de choque".

"Nós não iremos a lado nenhum se desperdiçarmos esta geração. O desemprego jovem  é a morte a prazo da sociedade portuguesa. Nós temos que fazer um choque, já não é uma política para o emprego jovem", afirma Sampaio da Nóvoa.

Segundo o académico, é fundamental agir já e apostar em políticas a médio e longo prazo que consigam travar este problema social, dando um horizonte de futuro aos jovens. "Temos que fazer uma política a sério, não é pequenas políticas pontuais para conseguir que estes jovens tenham uma oportunidade", acrescenta. 

Sampaio da Nóvoa sublinha ainda na mesma entrevista que a austeridade foi o caminho errado na Europa e que hoje as suas consequências saltam à vista. "Julgo que hoje começamos a perceber na Europa que chegámos a um beco sem saída. Hoje todos reconhecem o falhanço de uma política de austeridade que não está a melhorar nada e não há uma mudança de caminhos", lamentou.

"Nós, na universidade, estamos habituados a fazer o contrário: a olhar, a avaliar, a corrigir e não uma espécie de cegueira, seja tecnológica, seja tecnocrata, seja ideológica, em que parece que há uma receita que se aplica, independentemente dos resultados que ela está a ter", remata.

Tal como o Expresso noticiou no passado fim de semana, António Sampaio da Nóvoa deverá ter um papel ativo na política nacional, sendo cobiçado por vários sectores e não estando de parte uma candidatura às eleições presidenciais.

Relacionados em Expresso

Sem comentários:

Mais lidas da semana