quinta-feira, 11 de julho de 2013

Portugal: PASSOS NÃO SE DEMITE



Ângela Silva - Expresso

Primeiro-ministro evita rotundo "não" a Cavaco. Ministros furiosos acusam Presidente de reabrir a crise.

Pedro Passos Coelho aguardará que Cavaco Silva inicie as diligências com vista a um entendimento de médio prazo alargado ao PS. Apesar do enorme mal-estar instalado no Governo o primeiro-ministro não tenciona demitir-se, apurou o Expresso.

Depois de ter dito, após a demissão de Paulo Portas, que não abandonava o Governo nem o país, Passos vai manter-se em funções. O Conselho de Ministros está reunido e deverá tomar uma posição de abertura à proposta do Presidente. Mas o facto de Cavaco Silva ter recusado a solução preparada entre os parceiros de coligação para reforçar a estabilidade do Executivo deixou vários ministros furiosos.

"O Presidente reabriu a crise e se os mercados voltarem a ter um safanão o responsável é ele", comentava ontem um governante. A suspeita na maioria é que Cavaco quer mesmo forçar um Governo presidencial, sem os atuais líderes do PSD e do CDS.

Apanhados de surpresa pela decisão do chefe de Estado, que os deixa a prazo e com a ameaça de eleições antecipadas em 2014, PSD e CDS tentaram ontem ganhar tempo e vão reunir as respetivas direções.

Evitar precipitações e não dar um rotundo não à proposta do Presidente da República é a prioridade. Mas nos bastidores do Executivo é grande o descrédito na viabilidade de um acordo alargado ao PS.

Relacionado em Expresso

Sem comentários:

Mais lidas da semana