segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Angola: Ligação ferroviária do litoral ao interior fica completa 30 anos depois

 


A ligação ferroviária entre o litoral de Angola e a fronteira com a Zâmbia ficou trinta anos depois novamente completa, com a viagem experimental no último troço, entre as cidades do Luena e Luau, destaca hoje o Jornal de Angola.
 
A distância de 334 quilómetros entre a capital provincial do Moxico e Luau, junto à fronteira com a Zâmbia, levou um dia inteiro a ser vencida, "devido a algumas contrariedades técnicas encontradas na via", destaca o diário angolano.
 
A viagem experimental partiu do Luena na quinta-feira e chegou na sexta-feira à fronteira e a primeira viagem comercial está prevista para a primeira quinzena deste mês, assegurando a circulação de pessoas e bens entre o litoral de Angola e a República da Zâmbia.
 
Nas 24 horas que durou a viagem, que contou com a presença do ministro dos Transportes de Angola, Augusto Tomás, e de autoridades provinciais do Moxico, Malanje e Lunda Sul, foram inauguradas duas estações de terceira classe, seis apeadeiros e duas pontes.
 
Em declarações à imprensa, o ministro dos Transportes referiu que brevemente ficam concluídos os programas para ligar Angola à República Democrática do Congo, à Zâmbia e à Namíbia.
 
O governante angolano disse que a próxima ação está virada para a ligação das três linhas férreas de Angola, nomeadamente Benguela, Moçâmedes e Luanda.
 
Augusto Tomás resumiu que neste processo de reabilitação e modernização do Caminho de Ferro de Benguela foram reabilitados 1.344 quilómetros do troço ferroviário do Lobito ao Luau, construídas 107 estações e 35 pontes, projeto orçado em 180 mil milhões de kuanzas (1,3 mil milhões de euros).
 
No passado dia 17 de novembro, em declarações à Lusa, o presidente da Associação Industrial Angola (AIA), José Severino, classificou a ligação de Benguela ao município fronteiriço de Luau, como "um projeto de grande impacto, não só para a economia de Angola, mas para as dos dois países fronteiriços [a RDC e a Zâmbia]".
 
A ligação entre o porto de Lobito e a cidade do Luau significa mais do que os quase 1.344 quilómetros de linha férrea, tendo uma importância estratégica do ponto de vista político e económico: O restabelecimento do CFB até à fronteira vai voltar a conferir ao Porto do Lobito o seu estatuto de porta de entrada e saída de mercadorias e pessoas, não só do interior do país, mas também dos países vizinhos sem acesso ao mar.
 
Lusa
 

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