segunda-feira, 28 de agosto de 2023

ADEUS MUNDO CRUEL – Artur Queiroz

Artur Queiroz*, Luanda

Portugal foi fundado em 1143. Em 1290 o rei Dinis criou a Universidade de Coimbra. na época existiam poucas escolas superiores no mundo, pelo menos reconhecidas pelo Vaticano que também decidia quem podia ser ou não ser rei. A mais antiga da Europa é a Universidade de Bolonha (1088). África teve as primeiras universidades do mundo! 

A primeira é a Universidade Ez-Zitouana, na Tunísia, ano de 737. A segunda, Universidade al Quaraouiyine, nasceu em Fez, Marrocos, ano de 859. A terceira é a Universidade de Alazar, Cairo, ano de 988. Ninguém se admire por ser esta região do mundo que “exportou” médicos, astrónomos, matemáticos, engenheiros, pilotos navegadores. Foi com a ciência deles que Vasco da Gama chegou à Índia. África tem outra vantagem que faz a diferença: Cada Mais Velho é uma biblioteca e uma escola superior.

Na China, a Universidade de Hunan abriu em 993. O rei da Coreia criou uma escola de impressores (faziam tipos em bronze como os nossos artesãos do Bembe criavam esculturas em miniatura…) há mas de 2000 anos! Dominar a escrita e a produção de livros valia mais do que os deuses. O misterioso oriente é uma caixinha de tipos para impressão e de surpresas. Nas Américas e na Oceânia os autóctones preferiam aprender nas pradarias, nos rios, com os ventos, a chuva e as estrelas. Incas e Aztecas sabiam mais da vida humana do que os grandes mestres e doutores das universidades de hoje.

O Presidente Lula discursou em Luanda de improviso aos empresários angolanos e brasileiros. Fez uma revelação que passou despercebida. Pelo menos não foi aplaudida. Disse ele que o Brasil nasceu em 1500 (data da chegada dos navegadores portugueses) e só em 1920 abriu a primeira universidade, criada nessa data porque o rei da Bélgica foi visitar o país e era necessário abrir uma escola superior para fazer dele doutor honoris causa. Que admiração! 

Os colonialistas entendiam que negros e índios não precisavam de escolas, apenas das correntes de escravos. As elites que no dia 2 de Setembro de 1822 proclamaram a independência pensavam da mesma maneira. Jânio Quadros, Lula da Silva e Dilma Rousseff destoaram. Nem tudo está podre ou em vias de apodrecer. O Povo Brasileiro só teve direito a uma escola superior 100 anos depois da independência!

Os portugueses chegaram â foz do rio Zaire em 1483. Só em 1962 criaram os Estudos Gerais Universitários com polos em Luanda, Huambo e Lubango. Mas em 24 de Abril de 1789 foi fundada em Luanda a primeira Escola de Medicina de África a sul do Sahara. Teve curta existência. Na data da Independência Nacional, dia 11 de Novembro de 1975, era esse o panorama. Apesar da guerra entre o nascimento da República Popular de Angola e Fevereiro de 2002, os sucessivos governos criaram várias escolas superiores.

Angola tem hoje (apenas 48 anos depois da Independência Nacional e com 27 anos de guerra) 18 universidades, sete são do Estado e 11 privadas. Mais 19 institutos superiores e duas escolas superiores autónomas. Depois de 2017, já foi criada a Universidade Internacional do Cuanza (Cuito), a Escola Superior de Ciências Sociais, Artes e Humanidades, em Banza Congo, o Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela e Cabinda, o Instituto Superior de Petróleos do Sumbe. No Ensino Politécnico, em 2020, foram criados os Institutos Superiores Politécnicos  do Bengo, Cuito, Cuanza Sul, Dala Tando, Moxico e Soyo. 

Para os meus amigos professores nas instituições não ficarem zangados dou a lista das escolas militares: Escola Superior de Guerra, Escola Militar Aeronáutica da Força Aérea Nacional, Academia Militar do Exército, Instituto Superior Técnico Militar, Academia Naval Angolana, Instituto Superior Naval de Guerra, Escola Nacional de Polícia, Escola Nacional de Protecção Civil e Bombeiros e Academia da Força Aérea Nacional. Nasceram todas entre 1976 e 2015.

O Presidente da República e Titular do Poder Executivo, entre 2017 e 2023 já criou 11 escolas superiores. É por causa disso que os sicários da UNITA e a matilha de matumbos que os apoiam querem destituir João Lourenço. E dizem que o MPLA nunca fez nada desde que governa Angola. Comparem o Brasil com Angola e a resposta está dada. Obrigado, Presidente Lula. Também por lembrar que Angola pertence ao Sul Global. E que a pobreza só acaba quando os pobres entrarem no Orçamento Geral do Estado. Pode ser que a Dona Vera perceba e fique a pensar.

O Presidente João Lourenço apelou aos empresários brasileiros para investirem destemidamente em Angola. Mas esse apelo saiu da boca, não da consciência. Mera conversa de circunstância. Porque em 2017, mal chegou ao poder, iniciou uma perseguição impiedosa a todas e todos os angolanos que investiram destemidamente, criaram riqueza e postos de trabalho. Os empresários que criaram o Grupo Medianova e a Damer investiram milhões. Só não tiveram mais sucesso porque quem levou João Lourenço ao poder interferiu e estragou muito! Estragar mais é impossível. Já está tudo destruído.

ZAP, Zimbo, TV Palanca, Rádio Mais, Rádio Global mostravam segundo a segundo que a TPA e a RNA eram cadáveres com voz e imagem sem ninguém com coragem para os enterrar. Os ocupantes do poder a partir de 2017 destruíram tudo. Agora torram milhões com a “Rede Girassol” e o resultado vai ser o mesmo do investimento milionário na TPA, que está a funcionar em circuito fechado. Aquilo só é visto pela turma do Miala e quem trabalha na casa. Até me dói o coração quando vejo aquela ravina técnica na estação pública de televisão.

O empresário Carlos São Vicente investiu destemidamente numa rede de hotéis com alta qualidade em todas as províncias. Em nenhum país do mundo Angola vai encontrar quem invista mais do que ele. O serviço de extorsão de activos rebentou com tudo e condenaram o investidor a apodrecer na prisão. A guerra da Ucrânia, comparada com a fúria destruidora de João Lourenço e a sua equipa, é uma brincadeira de crianças.

Gravíssimo foi também aquele contacto de lábios contra lábios entre uma futebolista espanhola e o presidente da Federação de Futebol de Espanha. A direcção do sindicato das futebolistas diz que aquilo foi uma agressão sexual. Jenny Hermoso agora também diz que foi violada. Mas foi mostrada uma fotografia onde ela levanta ao colo o violador, toda sorridente. A FIFA suspendeu o beijoqueiro. O meu professor Michel Foucault (Histoire de la Folie à l'Âge Classique) defendia que no antigamente, os adultos eram todos loucos e faziam projectar a sua loucura nas crianças. Hoje é ainda pior. Estou à espera do mandado de captura pelos beijinhos que distribuí ao longo da vida. Adeus, mundo cruel!

*Jornalista

Sem comentários:

Mais lidas da semana