quarta-feira, 9 de agosto de 2023

Apoio ao fim do crescimento da ajuda à Ucrânia no Congresso e na sociedade dos EUA

WASHINGTON (Sputnik) - O apoio ao fim da assistência financeira à Ucrânia está aumentando entre os legisladores dos EUA e o povo americano, disse à Sputnik a candidata independente ao Senado dos EUA de Nova York, Diane Sare.

"Eu tenho que te dizer, está mudando", disse Sare. “Acredito que o apoio para acabar com esse financiamento está crescendo e eu diria que no povo americano é a esmagadora maioria”.

Sare observou que a recente votação no Senado sobre a criação de um inspetor geral para a ajuda à Ucrânia também prova isso.

Embora a emenda tenha falhado por 51 votos a 48, ela mostrou o número crescente de legisladores que dizem que gostariam de saber para onde está indo o dinheiro.

"Acho uma grande mudança. Você teve o projeto de lei apresentado por Marjorie Taylor Greene, de que deveríamos interromper o financiamento e acredito que 89 pessoas na Câmara votaram a favor", acrescentou ela. "Você pode dizer, bem, é apenas menos de 25%, já que a Câmara tem 435 membros, mas 89 é muito maior do que dois ou três, que é o que era há um ano."

Quando perguntado por que muitos legisladores dos EUA apoiam fortemente o armamento da Ucrânia, Sare disse: "Acho que muitos deles não têm a menor idéia".

"Tínhamos um famoso - não me lembro qual, era um congressista aqui em Nova York - que nem sabia onde ficava Donetsk", continuou ela.

Sare enfatizou que o fornecimento de armas dos EUA para a Ucrânia deve parar.

"Esta guerra da Ucrânia, o armamento da Ucrânia - é o regime mais corrupto, talvez do mundo. As armas estão aparecendo nas mãos dos cartéis de drogas mexicanos", disse ela. "Temos uma crise horrível em nossa fronteira, em parte porque estamos apoiando cartéis de drogas em todo o mundo. Acho que eles são uma só peça e se pudéssemos interromper o financiamento da Ucrânia, seria um grande passo para limpar um muita corrupção em nossa política externa."

Acreditar que a Ucrânia vai ganhar a guerra contra a Rússia é uma "ficção" e os EUA deveriam parar de "viver em uma fantasia", afirmou ela.

"A Ucrânia está apenas sendo usada para uma guerra por procuração para destruir a Rússia", disse o candidato.

Uma pesquisa publicada na semana passada mostrou que 55% dos americanos se opõem ao Congresso autorizar financiamento adicional para apoiar a Ucrânia em seu conflito com a Rússia, enquanto 45% discordam.

Os EUA comprometeram mais de US$ 75 bilhões em vários tipos de assistência à Ucrânia desde fevereiro de 2022. A maior parte, ou quase US$ 50 bilhões, foi gasta em armas e equipamentos militares relacionados.

Ler/Ver em Sputnik:

Maioria dos norte-americanos opõem-se ao financiamento adicional dos EUA para a Ucrânia - pesquisa

Sem comentários:

Mais lidas da semana