terça-feira, 5 de setembro de 2023

Novo pesadelo para a Ucrânia: As bombas pesadas russas FAB-1500

BOMBAS EQUIPADAS COM MÓDULO UNIVERSAL ATUALIZADO DE PLANEJAMENTO E CORREÇÃO

Segundo fontes militares russas, as aeronaves das Forças Aeroespaciais Russas (VKS) começaram a usar bombas pesadas FAB-1500M 54 com um módulo universal atualizado de planejamento e correção em operações de combate na Ucrânia.

South Front | # Traduzido em português do Brasil

As Forças Aeroespaciais da Federação Russa têm à sua disposição um grande número de bombas de queda livre e seu equipamento com módulos universais de planejamento e correção tornou-se um dos trunfos dos militares russos na Ucrânia.

FAB-500/1000 e outras bombas pesadas com módulos universais de planeamento e correcção já são massivamente utilizadas contra os militares ucranianos, enquanto a defesa aérea ucraniana não consegue interceptar estes alvos.

As bombas modernizadas da FAB são frequentemente utilizadas nas linhas de frente do sul, onde as tropas ucranianas tentam consolidar forças nos assentamentos recentemente capturados e onde se tornam alvos fáceis para ataques aéreos russos. Pilotos russos compartilharam recentemente vários vídeos mostrando o lançamento das bombas FAB-500 com módulos universais de planejamento e correção.

As bombas são lançadas dos pontos de suspensão da aeronave. Num instante, suas asas se abrem, o que lhes permite planejar dezenas de quilômetros. Como resultado, a aeronave russa não ultrapassa a zona de derrota da defesa aérea inimiga.

As 82ª Brigadas da AFU e outras unidades ucranianas estacionadas na área de Rabotino são regularmente atacadas por bombas russas FAB-500, que destroem as suas posições nos campos.

Ver no original South Front as imagens ilustrativas

Os ataques com FAB-500 ao agrupamento ucraniano em Urozhainoe.

Os FAB-500 modernizados também estão destruindo fortalezas ucranianas na margem ocidental do rio Dnieper.

Os militares ucranianos estão impressionados com o poder das bombas russas.

No entanto, a FAB-500 é a bomba mais fraca desta família, frequentemente utilizada para destruir posições ucranianas. Os novos relatórios afirmavam que os militares russos finalmente ajustaram os módulos universais de planejamento e correção às bombas FAB-1500 M54, muito mais poderosas.

“Depois de muitos meses de tentativas e erros, há alguns dias, o primeiro FAB-1500 M54 com o módulo universal de planejamento e correção encontrou com precisão seu alvo de combate com um ataque direto”, afirmaram as fontes militares.

De acordo com os relatórios, os construtores russos não poderiam simplesmente aumentar o módulo de planejamento e correção usado no FAB-500/250 para simplesmente ajustá-lo ao tipo 1500. É por isso que os especialistas russos foram forçados a modificar o sistema e alterar o design e os mecanismos do módulo. Isso levou algum tempo e finalmente o módulo funcionou bem.

Como resultado, o alcance de queda do FAB-1500 M54 com o módulo universal de planejamento e correção foi aumentado várias vezes em relação a dispositivos similares em calibres menores. Agora é supostamente a bomba aérea de maior alcance com módulo de planejamento e correção em serviço nas Forças Aeroespaciais Russas. A precisão alegada é de 5 metros, a cratera da explosão tem 15 metros de diâmetro e a área afetada excede 2 quilômetros quadrados.

Conforme confirmado pelas imagens acima, os caças-bombardeiros Su-34 podem transportar duas bombas pesadas da FAB ao mesmo tempo. Em breve, as aeronaves serão modernizadas para poder lançar simultaneamente três dessas munições poderosas.

“Ainda há muito a fazer, muito a melhorar, a passar pelo inevitável processo de encolhimento e ajustamento, mas o trabalho de combate bem-sucedido com o FAB-1500 já começou” – dizem os relatórios.

Ao contrário do FAB-500, o uso do FAB-1500 M54 com o módulo especial ainda é raro, mas espera-se que o complexo militar-industrial russo estabeleça sua produção em massa dentro de um mês. A lista de aeronaves capazes de transportar essas bombas também será ampliada em breve. Novos vídeos que mostram a destruição de grandes fortalezas ucranianas com o FAB-1500 serão provavelmente amplamente partilhados online num futuro próximo, se ainda existirem alvos ucranianos perto das linhas da frente.

Ler/Ver em South Front:

Primeiro tanque britânico Challenger 2 ‘destruído pelo fogo inimigo’ queimando nas linhas de frente ucranianas

Su-34 russo lançou míssil hipersônico Kinzhal na Ucrânia pela primeira vez

Fracasso das alardeadas armas da OTAN em guerra real

Sem comentários:

Mais lidas da semana