sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

BLOG DE GAZA: Mais 20 mil palestinos mortos | Dir. do Min. Saúde ferido, filha morta


Ainda não há acordo de cessar-fogo | Golani retira unidades – DIA 77

Pela equipe do Palestine Chronicle | # Traduzido em português do Brasil

Um projecto de resolução do Conselho de Segurança da ONU sobre um cessar-fogo em Gaza foi adiado, uma vez que o governo israelita continua a recusar a exigência do Hamas de um cessar-fogo abrangente. 

Entretanto, o número de palestinianos mortos na guerra israelita em curso ultrapassou o limiar dos 20.000, e o resto da população teria entrado num estado de fome. 

A Resistência Palestiniana continua a resistir aos avanços militares israelitas, matando e ferindo mais oficiais e soldados.

Sexta-feira, 22 de dezembro, 20h45 (GMT+3)

PORTA-VOZ DO EXÉRCITO ISRAELITA: Estamos nos concentrando na destruição dos túneis.

RESISTÊNCIA ISLÂMICA NO IRAQUE: Visamos uma plataforma de gás israelense no Mediterrâneo.

HAARETZ: Israel planeja desmobilizar soldados da reserva e criar uma zona tampão em Gaza.

ISRAEL: A resolução do CSNU preserva a autoridade de segurança de Israel para monitorar e inspecionar a ajuda à Faixa de Gaza. Não se pode confiar nas Nações Unidas para supervisionar a ajuda que entra em Gaza.

CASA BRANCA: Estamos monitorando de perto a situação no Mar Vermelho.

FM ISRAELITA: A guerra continuará até que o Hamas seja eliminado.

GUTERRES: Um cessar-fogo em Gaza para fins humanitários é a única forma de acabar com o sofrimento em Gaza.

Sexta-feira, 22 de dezembro, 19h40 (GMT+3)

CSNU: O Conselho de Segurança da ONU adoptou a Resolução 2722 relativa à expansão e monitorização da ajuda humanitária à Faixa de Gaza. O Conselho de Segurança absteve-se de fazer uma alteração solicitada pela Rússia ao projecto de resolução devido ao veto americano.

RÚSSIA: O texto do projecto de resolução do CSNU sobre Gaza foi esvaziado da sua essência devido à pressão dos Estados Unidos.

CANAL ISRAELITA 12: 3.000 soldados israelenses foram classificados como “incapacitados permanentemente” desde o início da guerra em Gaza.

EHUD BARAK: O ex-primeiro-ministro israelense Ehud Barak disse que Israel não tem interesse em entrar em guerra nas frentes de Gaza e do Líbano ao mesmo tempo.

Sexta-feira, 22 de dezembro, 18h (GMT+3)

NYT (citando autoridades dos EUA): Washington enviou cartas a Israel, ao Líbano e ao Hezbollah “alertando que o risco de escalada é muito elevado”.

HEZBOLLAH: Alvejamos um centro de comando e controle em frente à cidade de Kafr Kila.

AL-JAZEERA: Dois palestinos foram mortos e outros ficaram feridos num bombardeio israelense no bairro Al-Amal em Khan Yunis, ao sul da Faixa de Gaza.

REPÓRTERS SEM FRONTEIRAS: Os Repórteres Sem Fronteiras apresentaram uma segunda queixa ao Tribunal Penal Internacional sobre crimes de guerra cometidos contra jornalistas em Gaza.

WALL STREET JOURNAL (citando o porta-voz do Ansarallah): “Não precisamos de contar com o Irão para ajudar nos nossos ataques.”

Sexta-feira, 22 de dezembro, 17h50 (GMT+3)

CORRESPONDENTE DA CRÔNICA DA PALESTINA:

Conflitos violentos em torno de Jabaliya e sons de explosões foram ouvidos.

Aviões de ocupação israelitas atacaram uma casa da família Khalla, que acolheu um grande número de pessoas deslocadas, em Jabaliya al-Nazla, a norte da Faixa de Gaza.

Os corpos de 30 palestinos foram recuperados dos escombros do prédio que foi destruído esta tarde pelos aviões de ocupação da família Khalla, e um grande número de vítimas ainda está sob os escombros.

Sete palestinos foram mortos quando a ocupação israelense teve como alvo um carro civil no centro de Rafah.

Sexta-feira, 22 de dezembro, 17h (GMT+3)

HOSPITAL DE MÁRTIRES DE AL-AQSA: Grande número de vítimas em Deir Al-Balah.

BRIGADAS DE AL-QUDS: Alvejamos um tanque Merkava no campo de Jabaliya.

AL-JAZEERA: 28 palestinos foram mortos como resultado do contínuo bombardeio israelense sobre Khan Yunis.

BRIGADAS AL-QASSAM: Alvejamos um tanque israelense em Khan Yunis.

Sexta-feira, 22 de dezembro, 16h (GMT+3)

BRIGADAS DE AL-QUDS: Bombardeamos multidões militares a leste de Khan Yunis.

AL-JAZEERA: Um ataque israelense teve como alvo a cidade de Aita al-Shaab, no sul do Líbano.

HEZBOLLAH: Alvejamos uma reunião de soldados e veículos da ocupação israelense nas proximidades do local de Al-Manara com “armas apropriadas”.

AL-JAZEERA: Três palestinos foram martirizados num ataque israelense ao centro da cidade de Khan Yunis, ao sul da Faixa de Gaza.

EX-COMANDANTE ISRAELITA (para a mídia israelense): Derrotar o Hamas é um slogan muito grande. Quem acredita que os foguetes de Gaza irão parar está errado.

NYT: 5.000 bombas MK-84 foram enviadas dos Estados Unidos para Israel desde outubro.

ESCRITÓRIO DE MÍDIA DO GOVERNO DE GAZA: 138 instituições de saúde foram alvo da ocupação.

BRIGADAS DE AL-QUDS: Juntamente com Al-Qassam, conseguimos matar e ferir quatro soldados israelenses.

HEZBOLLAH: Alvejamos uma força de infantaria israelense nas proximidades do local de Metulla.

CNN: As instruções do exército israelita aos residentes de Gaza foram “por vezes imprecisas, confusas e contraditórias”.

Sexta-feira, 22 de dezembro, 15h30 (GMT+3)

CORRESPONDENTE DA CRÔNICA DA PALESTINA:

Cinco palestinos foram mortos quando a ocupação bombardeou uma reunião de pessoas no centro de Khan Yunis.

Cinco palestinos foram mortos no bombardeio do avião de ocupação contra uma reunião de cidadãos no centro de Khan Yunis, incluindo Ahmed Yahya Al-Najjar, Mohamed Atta Mohamed Saqr e Fawzi Atta Muhammad Saqr. As outras duas vítimas ainda não foram identificadas.

A ocupação israelita posiciona atiradores de elite nas proximidades de Jabaliya al-Balad e renova os seus ataques às casas da família Al-Bursh.

A ocupação israelita bombardeou terras agrícolas na área de Ard Abu Mahadi, a oeste do campo de Nuseirat, no centro da Faixa de Gaza.

Sexta-feira, 22 de dezembro, 14h35 (GMT+3)

NYT (citando diplomatas): Os aliados de Washington estão irritados com o adiamento da votação sobre o envio de ajuda a Gaza

AL-JAZEERA: Seis mísseis foram disparados do sul do Líbano em direção a posições israelenses na Alta Galiléia.

KIRBY: Estamos a trabalhar em negociações sérias para regressar a um novo acordo de troca e a um cessar-fogo permanente em Gaza.

CORRESPONDENTE DA CRÔNICA PALESTINA: Dois palestinos foram mortos em um bombardeio israelense que teve como alvo um grupo de cidadãos na cidade de Abasan Al Kabira, a leste de Khan Yunis.

Sexta-feira, 22 de dezembro, 13h30 (GMT+3)

AL-JAZEERA: Confrontos são relatados nos bairros de Al-Manara, Al-Tuffah e Al-Daraj, no norte de Gaza

REUTERS: A Maersk Shipping Company aumentará as taxas sobre contêineres devido ao desvio do Mar Vermelho para o Cabo da Boa Esperança.

RELATOR DA ONU SOBRE OS DIREITOS DAS PESSOAS DESLOCADAS: Israel procura mudar permanentemente a composição demográfica de Gaza.

AP: A análise de imagens de satélite provou que 5 locais construídos com financiamento americano em Gaza foram danificados pelos bombardeamentos israelitas.

AL-JAZEERA: Vários palestinos ficaram feridos como resultado de um bombardeio de artilharia israelense contra uma casa perto das torres Ain Goliath em Nuseirat, no centro da Faixa de Gaza.

EX-PM ISRAELITA OLMERT: O ex-primeiro-ministro israelense Ehud Olmert pediu um cessar-fogo imediato em Gaza e a destituição do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.

AL-JAZEERA: Mortos e feridos quando um avião de ocupação israelense bombardeou um carro civil em Rafah, ao sul da Faixa de Gaza.

AL-JAZEERA: Dois palestinos foram mortos e outros ficaram feridos como resultado de um drone israelense bombardeando o campo de Bureij, no centro da Faixa de Gaza.

AL-JAZEERA: Ocorreram confrontos entre a resistência e as forças de ocupação no bairro de Al-Qasasib e em diversas áreas de Jabalia Al-Balad, ao norte da Faixa de Gaza.

Sexta-feira, 22 de dezembro, 12h (GMT+3)

AL-JAZEERA: Quatro palestinianos de uma mesma família foram martirizados num atentado bombista israelita no centro de Khan Yunis.

CANAL ISRAELITA 12: Israel precisa de legitimidade internacional e de armas dos EUA para travar uma guerra abrangente contra o Líbano.

KIRBY: Israel terá de passar para operações menos intensas em paralelo à medida que a sua campanha militar continua.

EXÉRCITO ISRAELITA: O exército israelense anunciou que bombardeou instalações militares e infraestrutura do Hezbollah depois que projéteis foram disparados do Líbano em cidades fronteiriças.

BRIGADAS DE AL-QUDS: Abatemos um drone que voava no centro de Gaza.

AL-JAZEERA: Quatro palestinos foram mortos e vários ficaram feridos quando um avião de ocupação israelense destruiu uma casa na cidade de Jabaliya, ao norte da Faixa de Gaza.

Sexta-feira, 22 de dezembro, 11h (GMT+3)

MÍDIA PALESTINA: Testemunhas oculares disseram que dezenas de corpos estavam caídos no chão depois que os tanques israelenses recuaram das proximidades do Hospital Indonésio no norte de Gaza.

BRIGADAS DE AL-QUDS: Bombardeamos um quartel-general de comando de campo do exército israelense.

CNN: Israel lançou centenas de bombas de 2.000 libras em Gaza e as fotos mostram mais de 500 crateras de impacto com 12 metros de diâmetro.

CRESCENTE VERMELHO PALESTINO: As forças israelenses libertaram alguns de nossos tripulantes em Jabaliya depois de atacá-los, mas oito ainda estão detidos.

Primeiro-ministro libanês MIKATI: A solução no sul do Líbano está condicionada à retirada de Israel dos territórios ocupados.

AL-JAZEERA: Israel intensificou o bombardeio do campo de Jabaliya.

AL-JAZEERA: Três ataques israelenses tiveram como alvo a área de Labouneh, no setor ocidental do sul do Líbano.

AL-JAZEERA: A artilharia israelense renovou o bombardeio das áreas orientais do campo de Bureij, no centro da Faixa de Gaza.

Sexta-feira, 22 de dezembro, 09h30 (GMT+3)

AL-JAZEERA: Sirenes soaram no norte de Israel.

CRESCENTE RESD PALESTINO: Epidemias estão se espalhando na Faixa de Gaza. As condições humanitárias e sanitárias estão a piorar e alertamos para o problema da segurança alimentar na Faixa.

Sexta-feira, 22 de dezembro, 08h00 (GMT+3)

MINISTÉRIO DA SAÚDE DE GAZA:

20.050 palestinos foram mortos e 53.320 feridos no genocídio em curso de Israel em Gaza, iniciado em 7 de outubro.

390 palestinos foram mortos e outros 734 ficaram feridos na Faixa de Gaza durante os últimos dois dias.

CORRESPONDENTE DA CRÔNICA PALESTINA

As comunicações começaram a regressar gradualmente às zonas centro e sul da Faixa de Gaza, após a interrupção dos serviços devido à contínua agressão israelita.

Novos confrontos violentos entre a Resistência e o exército de ocupação no bairro Sheikh Radwan, na Cidade de Gaza.

Mortos e feridos quando o avião de ocupação bombardeou uma casa pertencente à família Khala em Jabaliya al-Nazla, a norte da Faixa de Gaza.

Aviões israelenses lançaram uma série de ataques nas regiões de Ma'an e Bani Suhaila, a leste de Khan Yunis.

Sexta-feira, 22 de dezembro, 07h30 (GMT+3)

AL JAZEERA:

Pesados ​​bombardeios de artilharia israelense e ataques aéreos na cidade e no campo de refugiados de Jabaliya.

Além disso, ataques intensos estão ocorrendo atualmente em Khan Younis, no sul.

Palestine Chronicle

Imagem: Gaza cambaleia sob novos massacres perpetrados pelo exército israelita. (Foto: via  Palestine Eye)

Sem comentários:

Mais lidas da semana