terça-feira, 19 de dezembro de 2023

UCRANIANOS LUTAM CONTRA O MAU TEMPO, ENQUANTO OS RUSSOS NÃO PARAM

Apesar das pesadas perdas e da ausência de perspectivas de alcançar os seus objectivos, Kiev não vai parar a guerra. Zelensky está pronto para lutar atéaté o último ucraniano.

Sourh Front | # Traduzido em português do Brasil | com vídeo

Ontem à noite, as forças russas lançaram outro ataque ao campo de aviação militar das Forças Aéreas da Ucrânia, no campo aéreo de Starokonstantyniv, na região de Khmelnytskyi. Esta instalação tem sido alvo de constantes greves diárias. Nos últimos dias, foi atingido por vários mísseis russos, mas ontem à noite foi alvo de UAVs russos Geran. As explosões na área do campo de aviação foram confirmadas por fontes locais, mas quaisquer danos ainda não foram revelados.

O campo de aviação de Starokonstantinov é de importância estratégica para as Forças Armadas da Ucrânia. Abriga duas unidades de aviação de aeronaves Su-24, que foram convertidas para transportar os mísseis guiados Anglo-Franceses Storm Shadow.

Apesar dos frequentes ataques russos a este campo de aviação, é bastante difícil colocar a instalação fora de serviço. Construído na época soviética, o campo de aviação é grande e possui fortificações estratégicas. As Forças Armadas da Ucrânia também escondem as aeronaves em novos hangares fortificados.

Após a greve noturna de 17 de dezembro, alguns depósitos de combustível teriam sido destruídos em Starokontantinov, bem como no campo de aviação de Kanatovo, na região de Kirovograd. De acordo com relatos não confirmados, um dos recentes ataques com mísseis atingiu um posto de comando enterrado onde estavam escondidos oficiais da Força Aérea Ucraniana e da NATO. 12 oficiais da OTAN e 28 ucranianos teriam sido vítimas de outro ataque com mísseis russos.

Entretanto, nas frentes, os combates assumiram um carácter posicional após a deterioração das condições meteorológicas na maioria das regiões. No entanto, o exército russo está a romper as defesas ucranianas e a obter alguns sucessos tácticos nas principais áreas da sua ofensiva.

Os militares russos continuam avançando nas batalhas, cercando o agrupamento ucraniano em Avdeevka. De acordo com relatórios recentes, expandiram a sua zona de controlo a norte de Opytne e avançaram numa ampla frente até uma profundidade de cerca de um quilómetro. Ao mesmo tempo, avançaram meio quilômetro na área de Vodiane.

No flanco sul de Bakhmut, as forças russas assumiram recentemente o controlo de todas as alturas dominantes perto de Kleshcheevka e continuam a expandir a sua zona de controlo a oeste da aldeia. Enquanto isso, na periferia sul da cidade, os russos estão concluindo a operação de limpeza na área das dachas e avançando pela estrada para Chasov Yar.

As forças russas também tomaram a iniciativa militar na região de Zaporozhie, onde a contra-ofensiva de Kiev foi derrotada. As unidades russas estão a expulsar as unidades ucranianas das suas posições a oeste de Rabodino e a norte de Verbovoye. As forças russas também estão reduzindo a ponte ucraniana em Krynki, na direção de Kherson. No entanto, apesar das pesadas perdas, os militares ucranianos não param de transferir reforços para a margem esquerda do Dnieper.

Ler/Ver em South Front:

Vladimir Putin se mostra fiel ao seu rumo: opinião da mídia fora da Rússia

Kiev ficou sem palavras com ataques de mísseis russos

UAVs russo-iranianos: ameaça às cidades ucranianas

Sem comentários:

Mais lidas da semana