quinta-feira, 3 de agosto de 2023

Paradoxo das Elites Ignorantes e Corruptas – Artur Queiroz

Artur Queiroz*, Luanda

Um bicho hibrido (metade burro metade papagaio) disse aos Media que Portugal está no “top five” dos países com mais peregrinos na Jornada Mundial da Juventude que começou hoje em Lisboa. A Língua Portuguesa é tão pobre, tão desgraçada, tão indigente que não tem palavras que exprimam o “top” e o “five”.  

Eu conheço os cinco mais burros do mundo e estão nos Media portugueses. Os cinco políticos mais asquerosos do mundo. Estão na direcção do partido UNITA. Os cinco banqueiros mais ladrões do mundo. São lusos. Enquanto os portugueses mergulham na pobreza eles acumulam milhares de milhões. Biden, Zelensky, Macron, Duda (polaco) são os cinco presidentes mais corruptos do mundo. Biden vale por dois porque conta também pelo filho. 

Uma desgraçada faminta foi entrevistada pela RTP e muito feliz disse que faz parte da “green kiper” na Jornada Mundial da Juventude. Os seus membros defendem o verde do Parque Eduardo VII transformado em Colina do Encontro. Lixaram o negócio do Paulo Portas metade nazi, metade fascista, que ali se banqueteia com rapazinhos da vida desprevenida. Antes de colocarem um altar milionário na zona deviam ter pensado na prostituição masculina que ali tem escritório e parque de diversões.

A Língua Portuguesa é tão miserável que não tem equivalência a “green”. Existem umas reminiscências no Sporting Clube de Portugal que usa o verde nas camisolas. E teve um Kiper, o Carlos Gomes, que defendia tudo, até penaltis. A sorte dele é que o nosso Peyroteo, da Humpata, terra mágica onde foi criada a Humanidade, não jogava nas equipas adversárias.

Uma pateta, devidamente acolitada por rapazes com o intestino grosso ligado ao cérebro, apresentava impante e orgulhosa uma coisa chamada “CNN Town Hall”. Aquilo metia ministras e ministros portugueses. Um deles com a pasta da Cultura. Eram interrogados ferozmente e eles, coitaditos, confessavam tudo. Nem um foi capaz de dizer que é Inadmissível titular um espaço televisivo em Portugal com uma expressão estrangeira. 

As senhoras e os senhores ministros não sabem que a Língua Portuguesa (galaico-português) serviu de argumento para os barões portucalenses reivindicarem a Independência Nacional. É mais antiga do que o próprio país. Foi veículo das fabulosas Cantigas de Amigo. Cantigas de Escárnio e Maldizer. Cantigas de Santa Maria. Sagrada Esperança de Agostinho Neto. Laranjas de Inhambane de José Craveirinha. Cantigas Crioulas de Eugénio Tavares. Libertinagem de Manuel Bandeira. A sua primeira namorada foi um porquinho-da-Índia. A sua amada, Negra Irene. Sentimento do Mundo de Carlos Drumond de Andrade. Desaparecido de Carlos Queiroz. Na Fonte Está Leonor de Luís de Camões, na doce medida velha.

PARTIDO ALEMÃO AFD

Paolo Lombardi, Itália | Cartoon Movement

O TÃO VELHO PORTUGAL DESTA JORNADA

Dois séculos após a revolução liberal que deu o pontapé de saída na laicização da sociedade portuguesa, a amálgama entre identidade nacional e católica continua a ser descarada e reverencialmente promovida por um Estado que nunca operou a vital separação face à religião "oficial".

Fernanda Câncio | Diário de Notícias | opinião

a campanha presidencial de 2016, de visita a uma escola secundária na área metropolitana de Lisboa, o candidato Marcelo fez, em aparente improviso, uma mui interessante preleção sobre o país. A dada altura, disse - cito de memória - algo como "o Portugal absolutista miguelista, o Portugal "velho" derrotado no século XIX pelos liberais, nunca desapareceu totalmente. Ainda aí anda, e de vez em quando tem irrupções."

Suponho que estas irrupções do miguelismo conservador, tradicionalista e anti-liberal que perdeu a última guerra civil ocorrida em território nacional (1832-1834), referidas pelo agora presidente da República como uma ameaça latente, à espreita, na sociedade portuguesa - ou como uma espécie de rio profundo, uma verdadeira natureza - podem ser, para diferentes pessoas e setores, coisas diversas. Desde logo, consoante o lado em que nos colocamos na disputa - a favor do "Portugal velho" ou do "novo" - e depois, claro, dependendo daquilo que vemos como herança do primeiro.

Gostaria de ter tido oportunidade de, na ocasião, perguntar a Marcelo - o Marcelo presidente da República e o Marcelo ex-presidente da Fundação da Casa de Bragança; o Marcelo filho do ministro do salazarismo e o Marcelo social-democrata; o Marcelo beato, que beija o anel dos curas e que lutou contra a legalização da interrupção da gravidez e do casamento das pessoas do mesmo sexo, e o Marcelo liberal, divorciado, ecuménico e desempoeirado, que qualificou a decisão de 2022 do Supremo americano suprimindo o direito ao aborto como "radical" e garantiu em 2016 que teria promulgado sem problemas o diploma da adoção por casais do mesmo sexo - em que específicas irrupções estava a pensar. Seis anos depois, porém, em maio de 2022, deu uma pista: "É tudo muito difícil numa pátria em que a monarquia absoluta durou do quase início da sua história até ao quase final do século XX".

Fica assim claro que para o PR o miguelismo se prolongou até ao estertor do salazarismo e que só o advento da democracia lhe pôs fim - mais ou menos, porque, como diz, "ele ainda anda aí".

OS TIROS PORTUGUESES DO PAPA CONTRA PUTIN

Algumas questões importantes para Roma e para o mundo precisam ser respondidas quando o Papa Francisco, de 86 anos, lidera a Jornada Mundial da Juventude em Portugal .

Declan Hayes | Strategic Culture Fondation | # Traduzido em português do Brasil

Algumas questões importantes para Roma e para o mundo precisam ser respondidas quando o Papa Francisco, de 86 anos, lidera a Jornada Mundial da Juventude em Portugal . A primeira delas é se esse velho influenciador social argentino pode ajudar a mudar o mundo. Em uma idade em que a maioria dos outros, exceto Mitch McConnell (81), falso ativista dos direitos civis Joe Biden (80), Nancy Pelosi (83), Maxine Waters (84), Chuck Grassley (89), Dianne Feinstein (90) , Klaus Schwab (85), George Soros (92) e Henry Kissinger (100), que seguram o botão nuclear da América como um homem morto, estariam empurrando margaridas, o Papa parece tão determinado quanto qualquer outro usuário do TikTok a deixar sua marca tanto em Roma como no mundo.

Embora seja importante mudar os jovens para mudar o mundo , é de se perguntar se o Papa é o homem para fazer isso. Afinal, é improvável que ele se envolva com cerca de um milhão de crianças presentes neste evento e essas crianças, em qualquer caso, não fazem política.

A juventude é, claro, importante e é por isso que a CIA contratou a influenciadora de mídia social Greta Thunberg para dar um gás em seu golpe climático e por que, antes da escalada da guerra ucraniana, o Pentágono convocou os influenciadores de mídia social mais bem-sucedidos da América para obter eles para cantar na folha de hinos da CIA.

Para o Papa e outros influenciadores sociais, que estão à margem do poder, e não na sede do poder, é um jogo de números, uma esperança de que, dos milhões que se aglomeram em sua direção, alguns possam fazer a coisa certa e influenciar outros façam o mesmo. Se, por exemplo, o Papa conseguiu que um Messi, um Ronaldo ou um Mbappé o seguissem, imagine o bem que isso poderia fazer não só globalmente, mas também na Ucrânia, sobre a qual o Papa pontifica com a regularidade monótona de um relógio de cuco suíço.

Mais lidas da semana