sexta-feira, 5 de janeiro de 2024

42 ataques massivos atingiram instalações militares ucranianas na semana passada

Em 5 de janeiro, o Ministério da Defesa russo resumiu os resultados das operações militares na Ucrânia na semana passada. O final de 2023 e os primeiros dias de 2024 foram marcados por uma série de ataques em grande escala contra tropas e instalações militares ucranianas em todo o país.

South Front | # Traduzido em português do Brasil

De 30 de dezembro de 2023 a 5 de janeiro de 2024, a Força Aérea Russa realizou 41 ataques de grupo e 1 de precisão contra instalações militares na Ucrânia. Os alvos incluíam centros de tomada de decisão, empresas militares-industriais, aeródromos, arsenais, bases de combustível das Forças Armadas da Ucrânia, locais de implantação de unidades militares ucranianas.

Os ataques da semana passada destruíram muitas instalações militares e industriais em diferentes regiões da Ucrânia, incluindo na capital. As imagens dos ataques em Kiev e em várias outras grandes cidades foram manchetes nos meios de comunicação social e muitos vídeos foram amplamente partilhados online. É por isso que parece que os militares russos aumentaram significativamente o número de ataques diários nos últimos dias. No entanto, em comparação com os números apresentados nos relatórios oficiais do Ministério da Defesa russo semanas antes, a intensidade dos ataques russos permanece praticamente inalterada:

De 23 a 29 de dezembro de 2023, as Forças Armadas da Federação Russa realizaram 50 grupos e um ataque massivo com armas de precisão e veículos aéreos não tripulados.

De 16 a 22 de dezembro de 2023, as Forças Armadas da Federação Russa realizaram 39 ataques coletivos com armas de precisão e veículos aéreos não tripulados.

Os números confirmam que os militares ucranianos sofrem constantemente pesadas perdas, mas Kiev esconde os danos reais. As autoridades ucranianas estão entusiasmadas com os ataques de precisão russos filmados por residentes das grandes cidades, chorando sobre a falsa destruição de infra-estruturas civis como resultado dos ataques russos.

Unidade ucraniana rendeu-se: ver vídeo na página original

O moral dos militares ucranianos continua baixo. Durante a semana, 13 militares ucranianos se renderam, incluindo oito militares na direção de Kupyansk.

No meio dos ataques em curso nas áreas de retaguarda ucranianas, os militares russos continuam a destruir as forças ucranianas e o equipamento militar da OTAN nas linhas da frente. As forças russas mantêm o incentivo militar em quase todas as direções.

Na direção de Kupyansk, a AFU perdeu mais de 485 militares, 6 tanques, 11 veículos blindados, 24 carros, 7 Olkha e Vampire MLRS, 8 unidades de artilharia.

Na direção de Krasny Liman, as perdas ucranianas totalizaram mais de 690 militares, 2 tanques, 11 veículos blindados, 24 carros, 5 unidades de artilharia.

Na direção de Donetsk, a AFU perdeu 4 tanques, 17 veículos blindados, 64 carros e 26 peças de artilharia em uma semana. As perdas de pessoal são estimadas pelo Ministério da Defesa da Federação Russa em 1.990 militares.

Na direção sul de Donetsk, a AFU perdeu mais de 950 militares, 12 veículos blindados, 27 veículos e 17 unidades de artilharia de campanha.

Na direção Zaporozhye – até 350 soldados, 1 tanque, 15 veículos blindados, 18 carros e 8 unidades de artilharia.

Na direção de Kherson – foram destruídos até 225 soldados, 1 tanque, 2 veículos blindados, 28 carros, 14 barcos, o sistema de defesa aérea Buk-M1 e 11 unidades de artilharia.

As perdas da Força Aérea Ucraniana incluíram aeronaves Su-27 e um helicóptero Mi-8. Enquanto isso, como resultado de ataques russos e bombardeios de artilharia, o seguinte equipamento foi destruído na retaguarda ucraniana:

- três lançadores do HIMARS e Olkha MLRS,

- um lançador do sistema de mísseis antiaéreos S-200,

- um radar do sistema de mísseis antiaéreos S-300,

- uma estação de radar para detectar e rastrear alvos de baixa altitude ST-68,

- dois radares de guerra contra bateria fabricados nos EUA.

Sem comentários:

Mais lidas da semana