terça-feira, 9 de janeiro de 2024

BLOG DE GAZA: 'Dia difícil' para Israel em Gaza | Foguetes da Resistência em Tel Aviv

Anunciada a 'Terceira Fase' | Centenas de Massacres em Israel 

– DIA 94

Pela equipe do Palestine Chronicle | # Traduzido em português do Brasil

Pelo menos 73 palestinos foram mortos e outros 99 feridos, incluindo muitas crianças, nas últimas 24 horas em toda a Faixa de Gaza, informou o Ministério da Saúde. 

A maioria das vítimas foi relatada em Deir Al-Balah, Maghazi e Khan Yunis. 

A Resistência Palestiniana continua a impedir os avanços militares israelitas em diversas frentes em Gaza, incluindo as regiões do norte da Faixa. 

Blinken continua a percorrer o Médio Oriente sem uma agenda clara, enquanto um governo israelita cada vez mais dividido fala de objectivos ambiciosos para a guerra de Gaza, nenhum dos quais foi alcançado.

De acordo com o Ministério da Saúde de Gaza, 22.835 palestinos foram mortos e 58.316 feridos no genocídio em curso de Israel em Gaza, iniciado em 7 de outubro. Estimativas palestinas e internacionais dizem que a maioria dos mortos e feridos são mulheres e crianças.

ULTIMAS ATUALIZAÇÕES

Terça-feira, 9 de janeiro, 7h15 

EXÉRCITO ISRAELITA: O exército israelense anunciou na manhã de terça-feira que quatro oficiais e soldados foram mortos nas batalhas em curso no sul da Faixa de Gaza. O exército de ocupação anunciou ontem à noite o assassinato de nove oficiais e soldados em duas operações da resistência palestiniana na Faixa.

AL JAZEERA:

Sobreviventes palestinos que ficaram presos na escola Mártir Mohammed al-Durra, na área de Qizan al-Najjar, em Khan Younis, no sul da Faixa de Gaza, apelaram à Cruz Vermelha para intervir e resgatar cinco mártires da mesma família, cujos corpos ainda estão dentro da escola abrigar pessoas deslocadas.

As forças de ocupação israelenses foram alvo de ataques aéreos e bombardeios de artilharia contra a cidade de Khan Yunis, no sul da Faixa de Gaza.

Fontes diplomáticas disseram que a Argélia convocou uma sessão aberta do Conselho de Segurança da ONU na próxima sexta-feira sobre o risco de deslocamento forçado dos residentes de Gaza.

Terça-feira, 9 de janeiro, 1h20 

AL-JAZEERA: Ministro Israelita dos Assuntos da Diáspora e da Igualdade Social. Amichai Chikli apresentou a sua demissão como parte de um plano para reduzir os orçamentos para cobrir os custos da guerra.

B'TSELEM: 2,2 milhões de pessoas na Faixa de Gaza sofrem de fome.

MÍDIA ISRAELITA: Autoridades israelenses disseram que informarão ao secretário de Estado dos EUA, Anthony Blinken, que os palestinos não retornarão ao norte de Gaza a menos que o Hamas liberte mais detidos na Faixa.

BRIGADAS DE AL-QUDS: Alvejamos uma força israelense escondida em uma casa na linha de frente de Khan Yunis e confirmamos que o ataque resultou em mortes e feridos entre as forças israelenses.

AL-JAZEERA: As forças de ocupação israelenses atacaram várias áreas em Khan Yunis, ao sul da Faixa de Gaza, com bombardeios de artilharia pesada.

Segunda-feira, 8 de janeiro, 23h30

DEPARTAMENTO DE ESTADO DOS EUA: Os palestinos deveriam poder retornar para suas casas e não serem pressionados a deixar Gaza

MÍDIA ISRAELITA: O cantor e ator israelense Idan Amedi, que luta nas forças de reserva, ficou gravemente ferido durante os combates na Faixa de Gaza. Amedi, uma das estrelas da série de TV israelense Fauda, ​​apareceu em um videoclipe durante a guerra que explodiu um prédio na Faixa de Gaza.

AL-JAZEERA: Vários palestinos foram mortos e feridos quando um drone israelense bombardeou o campo de Nuseirat, no centro da Faixa de Gaza.

OFICIAL DOS EUA (para a Al-Jazeera): 127 ataques às forças dos EUA no Iraque e na Síria desde 17 de outubro.

AL-JAZEERA: Um bombardeio israelense teve como alvo uma casa no campo Maghazi, no centro da Faixa de Gaza.

MÍDIA ISRAELITA: Autoridades de segurança alertaram o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu que a Cisjordânia estava se aproximando de uma “grande escalada”.

AL-JAZEERA: Um lote de foguetes foi disparado do norte da Faixa de Gaza em direção a locais e cidades israelenses.

EXÉRCITO ISRAELITA: A guerra continuará em 2024 de maneiras diferentes.

Segunda-feira, 8 de janeiro, 21h05

CONFERÊNCIA DE IMPRENSA: O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, disse em comentários aos repórteres na Arábia Saudita:

Vou a Israel e falarei com eles sobre o futuro da campanha militar em Gaza.

Farei o meu melhor para proteger os civis, entregar ajuda humanitária e devolver os reféns.

Temos de criar um Estado palestiniano independente.

A Cisjordânia e Gaza devem estar unidas sob a liderança palestiniana.

A escalada não é do interesse de nenhuma das partes, seja Israel ou o Líbano.

Os Houthis deveriam parar o que estão fazendo porque haverá consequências para os seus ataques.

Segunda-feira, 8 de janeiro, 20h55

CANAL ISRAELITA 12: Um sargento militar da Brigada Givati ​​do exército israelense morreu de parada cardíaca depois que soldados sob seu comando foram mortos na Faixa de Gaza.

MÍDIA ISRAELITA: Nove oficiais e soldados israelenses foram mortos e outros ficaram feridos em dois ataques separados na Faixa de Gaza nas últimas 24 horas, no “dia mais duro” para o exército israelense desde o início da guerra.

BRIGADAS DE AL-QASSAM:

Nossos combatentes atacaram uma força especial israelense em Khan Yunis com o projétil Al-Yassin 105 e entraram em confronto com ela com metralhadoras, matando e ferindo seus membros.

Alvejamos outra força especial dentro de uma casa na mesma área com um míssil antipessoal, confirmando que seus membros foram mortos ou feridos.

Também alvejamos um tanque Merkava israelense na área de Mahata, em Khan Yunis.

Segunda-feira, 8 de janeiro, 20h

AL JAZEERA:

As forças de ocupação israelenses dispararam bombas leves contra o céu da cidade de Khan Yunis, ao sul da Faixa de Gaza.

As forças de ocupação israelenses dispararam intensamente bombas leves contra o céu de Deir al-Balah, no centro da Faixa de Gaza.

OFICIAL DOS EUA (para CNN): O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu terá que escolher entre a forma como seus parceiros Itamar Ben Gvir e Bezalel Smotrich governam e um método que satisfaça Washington.

BRIGADAS AL-QASSAM: As Brigadas Al-Qassam anunciaram que frustraram uma tentativa de libertar um prisioneiro israelense no campo de Bureij, no centro da Faixa de Gaza.

OFICIAL DOS EUA (para NBC):Mensagem de Blinken a Israel para acabar com a guerra o mais rápido possível.

NETANYAHU E GALLANT: A guerra não está perto do fim.

Segunda-feira, 8 de janeiro, 17h45

ACNUDH: Uma investigação independente deve ser conduzida sobre o assassinato de jornalistas em Gaza.

PORTA-VOZ DO EXÉRCITO ISRAELITA: Hagari disse ao The New York Times que a intensidade das operações no norte de Gaza começou a diminuir, enfatizando que o exército israelense continuará a reduzir suas forças em Gaza.

MINISTRO DA DEFESA BRITÂNICO: Não toleraremos que os Houthis fechem rotas marítimas internacionais.

HEZBOLÁ:

Alvejamos com mísseis o local de Ruwaisat Al-Alam nas Fazendas Shebaa libanesas ocupadas.

Alvejamos uma reunião de soldados da ocupação israelita no local de Shtoula, perto da fronteira libanesa, matando-os e ferindo-os.

Alvejamos uma reunião de soldados de ocupação nas proximidades do local de Jal al-Alam, deixando-os mortos e feridos.

BRIGADAS DE AL-QASSAM: Atiramos em um soldado israelense a leste do campo de Bureij.

MÍDIA PALESTINA: Cinco palestinos foram mortos em bombardeios de artilharia israelense em Deir al-Balah e Beit Hanoun.

MINISTÉRIO DA SAÚDE DE GAZA: Fome, seca e epidemias cercam 1,9 milhões de pessoas deslocadas.

AL-JAZEERA: Nove palestinos, mortos como resultado do bombardeio israelense na cidade de Gaza, chegaram ao Hospital Al-Shifa.

Segunda-feira, 8 de janeiro, 16h20

MÍDIA PALESTINA: O jornalista palestino Abdullah Iyad Baris foi morto junto com vários membros de sua família depois que sua casa no campo de Khan Yunis, no sul da Faixa de Gaza, foi bombardeada.

AL-JAZEERA: Um drone israelense está disparando intensamente em várias áreas da cidade de Deir al-Balah, no centro da Faixa de Gaza.

Alerta de conteúdo gráfico

AL-JAZEERA: Um drone israelense está disparando intensamente em várias áreas da cidade de Deir al-Balah, no centro da Faixa de Gaza.

SIGA NOSSO BLOG AO VIVO: https://t.co/wzv9AfKE3L pic.twitter.com/B4sXVoXz0c

- The Palestine Chronicle (@PalestineChron) 8 de janeiro de 2024

AL JAZEERA:

Sirenes soaram nas áreas de Shlomi e Ras Naqoura, depois que uma salva de mísseis foi lançada do sul do Líbano em direção à Alta Galiléia.

Um bombardeio de artilharia israelense teve como alvo as proximidades das cidades de Kafar Shuba, Rashaya Al-Fakhar, Al-Habbariyeh e Al-Fardis, no sul do Líbano.

EXÉRCITO ISRAELITA: Um soldado ficou ferido como resultado de um míssil antitanque disparado na área de Mount Dov, na fronteira com o Líbano.

AL-JAZEERA: Sirenes soaram em várias cidades da Alta Galiléia, na fronteira com o Líbano.

RESISTÊNCIA ISLÂMICA NO IRAQUE: Alvejamos com drones a base americana de Rmelan na Síria em resposta ao contínuo apoio americano à agressão israelense na Faixa de Gaza.

AL-JAZEERA: Estão a ocorrer confrontos violentos entre a resistência palestiniana e as forças de ocupação israelitas, no meio de violentos bombardeamentos aéreos e de artilharia na cidade de Al-Zawaideh e nos campos de Al-Maghazi e Al-Nuseirat no centro da Faixa de Gaza.

PRESIDENTE ARGEIANO: O assassinato do jornalista Hamza Dahdouh é um alvo intencional de equipes de mídia.

Segunda-feira, 8 de janeiro, 15h30

LÍDER DE ANSARALLAH: Safar Al-Sufi, disse que a resposta ao ataque americano que matou 10 de nossos combatentes no Mar Vermelho será dolorosa.

EXÉRCITO ISRAELITA: Abatemos um drone Ansarallah no Mar Vermelho.

BRIGADAS DE ABU ALI MUSTAFA: Alvejamos três veículos israelenses no bairro de Al-Tuffah, a leste da cidade de Gaza, e os destruímos parcial ou completamente, e também nos envolvemos em confrontos violentos com as forças de ocupação que penetravam na área.

YAIR LAPID: O governo de Netanyahu não está qualificado para liderar a guerra.

Segunda-feira, 8 de janeiro, 14h15

BRIGADAS DE AL-QUDS: Estamos envolvidos em confrontos ferozes em Khan Yunis.

MINISTÉRIO DA SAÚDE DE GAZA: 23.084 palestinos foram mortos e 58.926 feridos no genocídio em curso de Israel em Gaza, iniciado em 7 de outubro.

HEZBOLLAH: O Hezbollah libanês anunciou o assassinato do comandante de campo Wissam Tawil como resultado de um bombardeio israelense no sul do Líbano.

MINISTÉRIO DA SAÚDE DE GAZA: Os hospitais no sul da Faixa de Gaza perderam a capacidade de acomodar os feridos em todos os departamentos, incluindo os cuidados intensivos.

EXÉRCITO ISRAELITA: 19 soldados ficaram feridos durante as últimas 24 horas nas batalhas em curso na Faixa de Gaza.

MÍDIA PALESTINIANA: O bombardeio israelense teve como alvo locais no norte da Faixa de Gaza, onde a resistência palestina ainda está em conflito com as forças de ocupação israelenses, apesar da alegação destas últimas de que minou as capacidades militares do movimento Hamas naquele local.

AL-JAZEERA: O número de palestinos mortos no bombardeio israelense em curso sobre Khan Yunis (sul da Faixa de Gaza) aumentou para 30, incluindo 8 crianças, desde a madrugada de hoje.

Segunda-feira, 8 de janeiro, 13h

MÍDIA PALESTINA: Um palestino foi morto em um ataque aéreo israelense em torno do Complexo Médico Shifa, na cidade de Gaza.

HEZBOLLAH: Visamos o local de Ruwaisat Al-Alam nas Fazendas Shebaa libanesas ocupadas e obtivemos ataques diretos.

AUTORIDADE MARÍTIMA BRITÂNICA: Dois barcos se aproximaram de um navio comercial na costa do Iêmen.

EMBAIXADOR IRANIANO NA SÍRIA: Há dez dias, recebemos uma mensagem americana através de um país do Golfo oferecendo um acordo relativo a toda a região. A nossa resposta à oferta americana foi que os aliados de Teerão têm o direito de decidir o seu destino e o destino do seu povo.

CANAL ISRAELITA 12: O Ministro da Defesa de Israel, Gallant, confirmou que o exército israelense entrou na terceira fase da guerra no norte da Faixa de Gaza.

Segunda-feira, 8 de janeiro, 12h

BEN-GVIR: O Conselho de Guerra não está autorizado a anunciar a transição para uma fase de operações limitadas na Faixa de Gaza.

EXÉRCITO ISRAELITA: O exército israelense anunciou que bombardeou instalações militares e infraestrutura do Hezbollah no sul do Líbano.

AL-JAZEERA: Um palestino foi morto e outros ficaram feridos em um bombardeio israelense que teve como alvo um carro a oeste de Rafah, ao sul da Faixa de Gaza.

RESISTÊNCIA ISLÂMICA NO IRAQUE: Alvejamos a base americana de Rmelan, no nordeste da Síria, com um drone.

COORDENADOR DA ONU PARA A PREVENÇÃO DA FOME: O risco de fome em Gaza aumenta todos os dias e o tempo está a esgotar-se. Precisamos urgentemente de um cessar-fogo em Gaza por razões humanitárias.

MÍDIA PALESTINA: Vários palestinos foram mortos e feridos em um bombardeio israelense que teve como alvo a casa da família Zuraid no Campo No. 1 em Nuseirat, no centro da Faixa de Gaza.

SIGA NOSSO BLOG AO VIVO: https://t.co/wzv9AfKE3L pic.twitter.com/SimutLYPEX

- The Palestine Chronicle (@PalestineChron) 8 de janeiro de 2024

MÍDIA PALESTINA: Vários palestinos foram mortos e feridos em um bombardeio israelense que teve como alvo a casa da família Zuraid no Campo No. 1 em Nuseirat, no centro da Faixa de Gaza.

AL-JAZEERA: Um drone israelense bombardeou um carro na cidade de Khirbet Selm, no sul do Líbano.

Segunda-feira, 8 de janeiro, 11h

RÁDIO DO EXÉRCITO ISRAELITA: Um míssil antitanque explodiu em Kiryat Shmona, perto da fronteira com o Líbano.

MÍDIA PALESTINA: Conflitos violentos estão ocorrendo entre a Resistência e a ocupação ao sul de Khan Yunis.

WALLA: O Conselho de Guerra de Israel “se reunirá esta noite em Jerusalém” antes da chegada do Secretário de Estado dos EUA, Anthony Blinken.

AL-JAZEERA: Oito palestinos foram mortos em um bombardeio de artilharia israelense que atingiu casas no bairro de Al-Manara, a sudeste de Khan Yunis, no sul da Faixa de Gaza.

FM IRANIANA: A guerra na região irá expandir-se se os crimes sionistas em Gaza não forem interrompidos.

DEFESA CIVIL DE GAZA (para a Al-Jazeera): A realidade da defesa civil na Faixa de Gaza é muito difícil e o nosso sistema entrou em colapso em 70%.

UNRWA: 1,9 milhões de pessoas foram deslocadas da Faixa de Gaza desde 7 de outubro.

Segunda-feira, 8 de janeiro, 10h

MÍDIA PALESTINA: Duas pessoas morreram e outras ficaram feridas em um bombardeio de artilharia israelense contra casas a leste de Khan Yunis, no sul da Faixa de Gaza.

GALANTE: Não desistiremos de “destruir o Hamas e libertar os reféns”.

Segunda-feira, 8 de janeiro, 09h00

MINISTÉRIO DA SAÚDE EM GAZA: 73 pessoas morreram e 99 ficaram feridas em bombardeios israelenses na Faixa de Gaza nas últimas 24 horas.

Palestine Chronicle

Sem comentários:

Mais lidas da semana