domingo, 21 de janeiro de 2024

BLOG DE GAZA: Lapid: Prisioneiros Livres, Fim da Guerra | Resistência luta a Norte

Israel bombardeia Khan Yunis e Deir Al-Balah | Massacres em Jabaliya – DIA 107

Pela equipe do Palestine Chronicle | # Traduzido em português do Brasil

Pela primeira vez, o líder da oposição israelita, Yair Lapid, disse claramente que Israel deveria estar pronto para libertar os seus prisioneiros em Gaza em troca de um acordo de cessar-fogo. 

 Seu comentário ecoa os de outras altas autoridades israelenses. Netanyahu, no entanto, é inflexível, embora não tenha nenhum plano, nem para a guerra em si, nem para a pós-guerra de Gaza.  

Por outro lado, parece que o futuro de Gaza ainda está diretamente nas mãos do povo palestiniano, especialmente daqueles que continuam a resistir em Gaza. 

Sabendo que a Resistência Palestiniana não está isolada da vontade colectiva de todos os habitantes de Gaza, o exército israelita continuou a bombardear cidades palestinianas, de Jabaliya a Khan Younis, com total impunidade. 

De acordo com o Ministério da Saúde de Gaza, 24.927 palestinos foram mortos e 62.388 feridos no genocídio em curso de Israel em Gaza, iniciado em 7 de outubro. Estimativas palestinas e internacionais dizem que a maioria dos mortos e feridos são mulheres e crianças.

ULTIMAS ATUALIZAÇÕES

Domingo, 21 de janeiro, 20h30 (GMT+2)

EXÉRCITO ISRAELITA: O exército israelense anunciou a morte de dois de seus soldados durante as batalhas de hoje na Faixa de Gaza.

FINANCIAL TIMES (citando responsáveis ​​da UE): A União Europeia insta os seus membros a punir Israel se o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, continuar a rejeitar o estabelecimento de um Estado palestiniano.

AXIOS (citando responsáveis ​​dos EUA): A conclusão de um acordo para libertar prisioneiros e detidos entre o Hamas e Israel pode ser a única forma de um cessar-fogo em Gaza.

NETANYAHU: O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse que a Faixa de Gaza depois da guerra deveria ser desmilitarizada e sob o controle de segurança de Israel.

RESISTÊNCIA ISLÂMICA NO IRAQUE: Alvejamos duas bases americanas na Síria.

MÍDIA PALESTINA: Houve vítimas em um bombardeio israelense que teve como alvo uma casa no bairro de Al-Amal em Khan Yunis, ao sul da Faixa de Gaza.

BRIGADAS DE AL-QASSAM: Bombardeamos multidões inimigas israelenses a leste dos bairros de Al-Tuffah e Al-Daraj com morteiros e confirmamos que haviam conseguido ataques diretos.

DEPUTADA IRLANDESA CLARE DALY: A União Europeia não tem autoridade moral.

Domingo, 21 de janeiro, 18h50 (GMT+2)

ANSARALLAH: Dezenas de navios ergueram a bandeira 'Não temos relação com Israel' e cruzaram com segurança.

CANAL 12: As famílias dos prisioneiros detidos pela resistência na Faixa de Gaza iniciarão uma manifestação aberta esta noite em frente à casa do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.

ARÁBIA SAUDITA: Sem um caminho claro para o estabelecimento de um Estado palestino, não haverá normalização com Israel. O Ministro dos Negócios Estrangeiros saudita sublinhou a necessidade de parar o “massacre” em curso na Faixa de Gaza, observando que a chave para desescalar a escalada na região é acabar com o conflito na Faixa.

EXÉRCITO ISRAELITA: Um soldado foi morto e seu corpo está detido em Gaza desde 7 de outubro.

Domingo, 21 de janeiro, 18h15 (GMT+2)

YEDIOTH AHRONOTH: 30 comandantes e oficiais israelenses que participaram na guerra de Gaza enviaram uma carta ao Conselho de Ministros e ao Chefe do Estado-Maior. A carta apelava à rejeição do regresso dos palestinianos deslocados às suas casas no norte da Faixa de Gaza antes do regresso dos prisioneiros israelitas detidos pela Resistência em Gaza.

CRESCENTE VERMELHO PALESTINO: Aeronaves de ocupação israelense implantaram cinturões de incêndio ao redor do Hospital Al-Amal, na cidade de Khan Yunis, ao sul da Faixa de Gaza.

MÍDIA PALESTINIANA: Estão ocorrendo confrontos ferozes entre a Resistência e o exército de ocupação israelense no centro de Gaza, acompanhados por violentos bombardeios de artilharia por parte das forças de ocupação na área.

Domingo, 21 de janeiro, 17h (GMT+2)

BRIGADAS AL-QASSAM: As Brigadas Al-Qassam publicaram uma foto com uma mensagem dirigida às famílias dos prisioneiros israelenses na Faixa de Gaza. Al-Qassam disse na sua mensagem: “A escolha é sua, se está nos caixões ou vivo. Seu governo está mentindo. O tempo está se esgotando."

HAMAS: O movimento de Resistência Palestina Hamas emitiu um documento oficial explicando o seu relato sobre a inundação de Al-Aqsa, explicando as razões que levaram à batalha.

Domingo, 21 de janeiro, 16h (GMT+2)

MINISTRO DA DIÁSPORA ISRAELITA: O controle de Gaza pela Autoridade Palestina é um “passo suicida”.

MINISTÉRIO DE DOTAÇÕES E ASSUNTOS RELIGIOSOS DE GAZA: O exército de ocupação israelense destruiu 1.000 mesquitas das 1.200 na Faixa.

ANADOLU: O ministro das Relações Exteriores da Turquia, Hakan Fidan, e o chefe do Birô Político do Hamas, Ismail Haniyeh, discutiram a evolução da agressão israelense na Faixa de Gaza

PESQUISA DA UNIVERSIDADE HEBRAICA: 65% dos israelenses apoiam o lançamento de uma operação contra o Hezbollah.

FONTE LIBANESA (para Al-Jazeera): Duas pessoas morreram e outras 5 ficaram feridas em um ataque israelense que teve como alvo um carro na cidade de Kafra, sul do Líbano.

MÍDIA PALESTINA: Aviões de guerra israelenses estão lançando ataques contínuos à cidade de Khan Yunis, e violentos confrontos estão ocorrendo entre a Resistência e o exército de ocupação nas proximidades da cidade de Al-Qarara.

AL-JAZEERA: Um ataque israelense teve como alvo um carro na cidade de Kafra, ao sul do Líbano.

Domingo, 21 de janeiro, 14h30 (GMT+2)

HEZBOLLAH: Alvejamos o quartel militar Pranit na Galiléia Ocidental com mísseis, conseguindo um ataque direto.

BRIGADAS DE AL-QUDS: Bombardeamos o local de apoio militar de Sufa com vários morteiros.

AL-JAZEERA: Uma enorme explosão abalou a região sul de Jabaliya, ao norte da Faixa de Gaza.

Domingo, 21 de janeiro, 13h30 (GMT+2)

EXÉRCITO ISRAELITA: 2.659 oficiais e soldados ficaram feridos desde 7 de outubro, incluindo 1.203 desde o início do ataque terrestre à Faixa de Gaza.

KAN: Um míssil antitanque foi disparado contra a base militar de Pranit, na Galiléia Ocidental.

AL-JAZEERA: Israel lançou um ataque à cidade de Markaba, ao sul do Líbano.

Domingo, 21 de janeiro, 12h25 (GMT+2)

SAUDI FM (para CNN):
Estamos passando por um momento difícil e perigoso e estamos muito preocupados com a tensão no Mar Vermelho. A tensão no Mar Vermelho pode ficar fora de controlo e apelamos ao fim da escalada.

MÍDIA PALESTINA: Confrontos com metralhadoras pesadas eclodiram no sul da Cidade de Gaza entre o exército de ocupação israelense e a Resistência Palestina.

AL-JAZEERA: O conselho político e de segurança israelense concorda em transferir receitas fiscais para a Autoridade Palestina.

MÍDIA PALESTINA: Batalhas ocorreram entre o exército israelense e a resistência palestina em Jabalia, norte da Faixa de Gaza.

AL-JAZEERA: Rajadas de mísseis foram disparadas do norte da Faixa de Gaza em direção às áreas de cobertura.

Domingo, 21 de janeiro, 11h30 (GMT+2)

AL JAZEERA:

Cinco palestinos foram mortos em um bombardeio de artilharia israelense contra o leste. As equipes de ambulância não conseguiram chegar ao local do bombardeio.

Dois palestinos foram mortos por balas de atiradores israelenses na área de Al-Balad, no centro de Khan Yunis.

MINISTRO DA DEFESA BRITÂNICO: Não existe outra solução clara e o mundo inteiro concorda que a solução de dois Estados é a melhor.

MINISTÉRIO DA SAÚDE DE GAZA: 25.105 palestinos foram mortos e 62.681 feridos no genocídio em curso de Israel em Gaza, iniciado em 7 de outubro.

Domingo, 21 de janeiro, 10h (GMT+2)

BRIGADAS DE AL-QUDS: Alvejamos um centro de comando do exército de ocupação e assumimos o controle de um avião de reconhecimento.

YEDIOTH AHRONOTH: Oficiais israelenses devem impor um cessar-fogo no norte por dois dias e, se for violado, o sul do Líbano será alvo de um forte ataque.

CANAL 12: O exército de ocupação mudou o seu estilo de combate em Gaza e passou a visar o centro nas suas operações

Domingo, 21 de janeiro, 09h00 (GMT+2)

WSJ: O Hamas possui munição suficiente para atacar Israel durante vários meses.

Domingo, 21 de janeiro, 08h00 (GMT+2)

RÁDIO DO EXÉRCITO ISRAELITA: O líder da oposição israelense Yair Lapid disse que a oposição apóia qualquer acordo de troca de prisioneiros e detidos com a Resistência Palestina, mesmo que a troca seja um acordo de cessar-fogo.

MÍDIA PALESTINA: Canhoneiras israelenses bombardearam as costas das cidades de Deir al-Balah, no centro de Gaza, e Khan Yunis, no sul da Faixa de Gaza.

Palestine Chronicle

Ler/Ver em The Palestine Chronicle:

O mais jovem contador de histórias de Gaza – Quem é Lama Abu Jamous?

Quem é Herzog, o presidente israelense que enfrenta queixas criminais na Suíça?

Ministro das Relações Exteriores da Turquia se reúne com o líder do Hamas, Haniyeh, para discutir a guerra em Gaza

Israel mata deliberadamente acadêmicos e intelectuais em Gaza – Euro-Med Rights Group

Sem comentários:

Mais lidas da semana