segunda-feira, 22 de janeiro de 2024

Guerra em Gaza: 'Não sobrou nada. Eles destruíram tudo'

Samah Sabawi* | Middle East Eye | # Traduzido em português do Brasil

É doloroso pensar na minha visita mágica a Gaza no Verão passado, quando os meus jovens amigos, cheios de esperança, desejavam apenas mostrar ao mundo a beleza da sua terra natal.

A minha tia, forçada a abandonar a sua casa por ordem israelita há dois meses, está sentada num colchão fino, na areia, numa tenda azul, embalando o seu neto mais novo nos braços.

Tal como milhares de crianças em Gaza , ele não está bem. Deve ser a água contaminada que bebem. Penso em sua jornada desde sua bela casa no bairro de Tuffah até esta tenda que abriga 16 membros de sua família.

Durante meses, ela escapou das bombas , correndo de abrigo em abrigo, rezando para não perder ninguém que ama, mas perdendo muitos mesmo assim.

Alguém lhe contou que o cadáver do seu neto de 10 anos foi  deixado em decomposição durante cinco dias depois de um tanque israelita ter disparado contra a casa da sua filha? Ela sabia que sua filha ficou sentada com um ferimento na cabeça, segurando o cadáver de seu filho morto, enquanto seus outros dois filhos e seu marido ficaram sangrando, inalando o fedor da morte, durante cinco dias, enquanto Israel impedia qualquer ambulância de chegar até eles?

Estas são as histórias que nos assombram. 

Muitos dirão que esta é a segunda Nakba palestiniana , e é para a maioria dos palestinianos em Gaza que foram expulsos das suas casas e terras em 1948.

Mas para a minha família, e para quase 30 por cento da população de Gaza, esta é a nossa primeira experiência de Nakba. Esta é a primeira vez que a nossa ligação à cidade que manteve as nossas vidas, as nossas histórias e a nossa história, durante milhares de anos, foi interrompida.

A casa de onde a minha tia foi expulsa pertence ao meu bisavô e foi construída durante o Império Otomano, há mais de 100 anos. O nosso bairro, Tuffah, e a sua adjacente Rua Mohatta, onde ficava a antiga estação ferroviária, são muito mais antigos do que Israel e todas as suas guerras. 

Memorias felizes

Eu afasto esses pensamentos. Procuro uma lembrança feliz. Gaza em julho de 2023.

Barulho. Aquecer. Cores. Luzes piscando. Carros. Música. Fumaça. Comida. Risada. Meu marido e eu subimos as escadas do restaurante Farol , na praia de Gaza. Nosso filho, Nahed, está ansioso para nos apresentar aos seus colegas da UNRWA, Hani, um colega palestino-americano da UNRWA EUA, aos criadores de conteúdo Motaz e Amjad, e Joe , um jovem guia turístico e influenciador de Gaza.

Motaz pergunta se pode vir ao nosso apartamento fotografar o pôr do sol. "Que tipo de fotos você tira?" “Só os lindos”, ele sorri. “Quero que o mundo veja a beleza de Gaza.”

Joe concorda. O jovem conta-nos que também só publica vídeos bonitos de Gaza.

É uma das cidades mais bonitas do mundo!” ele se vangloria, com entusiasmo jovem e desenfreado.

Eu faço um acordo com os dois jovens. Motaz pode tirar quantas fotos quiser do nosso apartamento se compartilhar conosco sua linda coleção. Ele promete que vai tirar fotos especiais só para nós guardarmos.

Joe se oferece para nos levar em um passeio pela cidade velha.

Meu marido e meu filho discutem com Hani os planos para um concerto à beira-mar. Além de seu trabalho para a UNRWA EUA, Nahed também é compositor e convocou a filial de Gaza do Conservatório Nacional de Música Edward Said e o popular SolBand de Gaza para participar de um concerto de música ao vivo e arrecadação de fundos.  

Amjad e eu bebemos nossa limonada gelada de menta e iniciamos uma conversa sobre a vida em Gaza, especialmente para mulheres progressistas.

“Sim, existem desafios”, diz ela. "Mas apesar das guerras e do cerco, esta é a nossa casa. Acho que nunca iria querer partir."

O concerto “ Gaza to the World ” de Nahed corre bem. Estamos muito impressionados com o talento musical e a formação dos músicos de Gaza, que rivaliza com qualquer outra cidade do mundo. 

'Minha geração precisa de esperança'

Joe nos leva em seu passeio especial pela cidade velha. Visitamos a Igreja de São Porfírio, a Grande Mesquita de Gaza, comemos no antigo bazar, percorremos as lojas de antiguidades do antigo mercado al-Zawya, visitamos os antigos banhos de Samara , e terminamos com café de cardamomo e sobremesa namoura num património restaurado casa , onde aprendemos como nossos ancestrais armazenavam seus alimentos e mantinham suas casas frescas no verão e quentes no inverno. 

Joe nos conta que recebe muito apoio online, mas que às vezes as pessoas o repreendem por apenas mostrar o lado bonito de Gaza.

"Eles dizem 'há fome em Gaza. Há pobreza, cerco e frustração. Somos prisioneiros aqui, mas você grava vídeos que não mostram nada disso. Apenas lindos pores do sol?", Joe me contou.

Ele se defende. “Muitas pessoas estão destacando o que é feio. Eu escolho mostrar o que é bonito”, diz ele. "Minha geração precisa de esperança. Precisamos de esperança para uma vida pela qual valha a pena viver."

Tudo passou como um sonho. 

Nossas famílias perderam suas casas. Todos os cafés foram destruídos. A Cidade de Gaza, a parte antiga e a nova, é terra arrasada. Muitos em nossas famílias foram massacrados. A UNWRA está cambaleando; 142 trabalhadores da ONU foram mortos, ninguém foi poupado.

Médicos, jornalistas, médicos, famílias inteiras… as bombas não discriminam.

O pai, o irmão e dois sobrinhos de Hani, um deles com apenas 13 anos, apareceram em fotos online . O irmão de Hani estava entre os homens, apenas de cueca e com as mãos amarradas nas costas, detidos pelo exército israelense.

Eles foram retirados da escola da ONU onde estavam abrigados e retratados na mídia israelense como terroristas do Hamas, antes de serem libertados por não terem qualquer ligação com o Hamas. 

'Não sobrou nada aqui'

Fala-se muito sobre derrotar o Hamas e desradicalizar os palestinos. No entanto, cada guerra que Israel empreende fortalece o Hamas. Porque em cada guerra são as pessoas que sofrem, a sua história, a sua cultura, a sua arte, a sua música e o seu património.

Eliminar Gaza só faz com que os palestinos odeiem ainda mais Israel. A forma mais fácil e eficaz de enfraquecer o Hamas teria sido dar aos palestinianos esperança num futuro livre de ocupação e tirania. 

Motaz, Amjad e Joe foram forçados com as suas famílias para o extremo sul, à medida que o espaço e a esperança continuavam a diminuir sob os seus pés. Amjad procura uma forma de sair de Gaza. Joe também, que me enviou uma mensagem comovente.

“Não sobrou nada aqui”, disse ele. "Não pode haver vida aqui. Eles destruíram tudo."

Motaz, que se tornou uma das vozes mais importantes de Gaza, com mais de 18 milhões de seguidores no Instagram, só consegue enviar alguns corações de amor em resposta às minhas perguntas sobre o seu bem-estar.

“Esta câmara só irá captar coisas que possam inspirar beleza e amor”, disse-me ele no nosso apartamento na Cidade de Gaza, naquele dia de Julho de 2023. Agora pergunto-me quantos bebés mortos e cadáveres inchados a sua câmara capturou.

Meu telefone toca. Recebo um novo vídeo da minha tia andando pelas tendas em Rafah murmurando orações. A voz do filho pergunta: “Por quem você está orando?”

Ela aponta para as tendas: “Essas pobres pessoas que vivem nessas tendas. Não sei como conseguem. Que Deus lhes dê forças”.

O filho dela pergunta: “Você esqueceu? Você é uma dessas pessoas agora”.

Ela dá uma risada sincera. Seu rosto, escurecido pelo sol e coberto por uma camada de poeira, mostra momentaneamente traços de um tempo há muito passado.

"Ah, sim", ela ri. "Eu esqueci. Eu sou um deles."

* Samah Sabawi é dramaturga, poetisa, analista política e defensora dos direitos humanos. Ela escreveu e produziu as peças aclamadas pela crítica, Gritos da Terra e Três Desejos, além de ser coautora do livro Jornada para a Paz na Palestina. Ela também é Conselheira Política da Al-Shabaka, a rede política palestina.

Middle East Eye oferece cobertura e análise independentes e incomparáveis ​​do Oriente Médio, Norte da África e além. Para saber mais sobre como republicar este conteúdo e as taxas associadas, preencha este formulário . Mais sobre o MEE pode ser encontrado aqui .

Acompanhe a cobertura ao vivo do Middle East Eye sobre a guerra Israel-Palestina

Sem comentários:

Mais lidas da semana