sábado, 16 de março de 2024

Comunistas austríacos avançam nas eleições municipais de Salzburgo

Com o aumento da sua popularidade em cidades como Graz e Salzburgo, os comunistas esperam entrar no parlamento nas eleições deste ano

Peoples Dispatch | # Traduzido em português do Brasil

No domingo, 10 de Março, nas eleições municipais realizadas no estado federal austríaco de Salzburgo, o Partido Comunista da Áustria (KPÖ) obteve ganhos significativos no conselho municipal de Salzburgo ao garantir 10 assentos, um salto em relação a apenas um assento que tinha anteriormente. O KPÖ está logo atrás do Partido Social Democrata da Áustria (SPÖ), que garantiu 11 assentos.

Ao mesmo tempo, Bernhard Auinger do SPÖ e Kay-Michael Dankl do KPÖ obtiveram 29,4% e 28% dos votos, respetivamente, na primeira volta das eleições autárquicas na cidade de Salzburgo e qualificaram-se para a segunda volta marcada para 24 de março.

Entretanto, o Partido Popular Austríaco (ÖVP), no poder, caiu para a terceira posição na cidade de Salzburgo, mantendo a maioria dos conselhos municipais e prefeituras do estado.

Os comunistas também obtiveram ganhos em outras partes do estado de Salzburgo, tendo garantido três assentos em Wals-Siezenheim e Hallein.

Salzburgo é a quarta maior cidade do país e os comunistas sob a liderança de Kay-Michael Dankle conseguiram aumentar a sua força na cidade num curto período. O partido fez campanha sobre questões como a crise imobiliária e a crise do custo de vida , que os principais partidos ainda não conseguiram resolver.

Anteriormente, nas eleições para a assembleia regional (Landtag) de Salzburgo realizadas em 2023, a coligação KPÖ+ registou uma vitória significativa ao conquistar quatro assentos e 11,7% do total de votos votados.

A segunda maior cidade da Áustria, Graz , tem uma prefeita comunista, Elke Kahr, desde novembro de 2021. Com a última vitória na cidade de Salzburgo, os comunistas austríacos estão otimistas e esperam entrar no Conselho Nacional Austríaco nas eleições parlamentares deste ano. ano.

Entretanto, a perda do cargo de presidente da câmara em Salzburgo revelou-se desanimadora para a coligação ÖVP-Verdes que lidera o governo federal liderado pelo chanceler Karl Nehammer, antes das eleições gerais.

Após a declaração dos resultados eleitorais em Salzburgo, o grupo da Jovem Esquerda afiliado ao KPÖ afirmou que “este sucesso eleitoral em Salzburgo não caiu do céu, mas é o resultado de um trabalho consistente do KPÖ Plus nos últimos anos… A tendência ascendente do movimento comunista continua.”

A Juventude Comunista da Áustria (KJO) afirmou que “o resultado das eleições deixa claro que o povo apoia políticas pró-trabalhadores, que não se curvam aos bancos e às empresas, e que também alcançam o povo! Chegou a hora de uma alternativa comunista!”

Imagem: Kay-Michael Dankl (à esquerda) durante a campanha eleitoral.

Sem comentários:

Mais lidas da semana