sábado, 16 de março de 2024

O cenário está montado para a Terceira Guerra Mundial Híbrida

Pepe Escobar para The Saker | # Traduzido em português do Brasil

Uma sensação poderosa ritma sua pele e agita sua alma enquanto você está imerso em uma longa caminhada sob persistentes rajadas de neve, identificada por paradas selecionadas e conversas esclarecedoras, cristalizando vetores díspares um ano após o início da fase acelerada da guerra por procuração entre EUA/OTAN e Rússia.

É assim que Moscovo lhe dá as boas-vindas: a capital indiscutível do mundo multipolar do século XXI.

Uma longa meditação ambulante impregna-nos de como o discurso do Presidente Putin – antes, um discurso civilizacional – da semana passada foi um divisor de águas no que diz respeito à demarcação das linhas vermelhas civilizacionais que todos enfrentamos agora. Agiu como uma broca poderosa perfurando a memória nada curta, na verdade de prazo zero, do Ocidente Coletivo. Não é de admirar que tenha exercido um efeito algo moderador, contrastando com a farra ininterrupta da Russofobia no espaço da NATO Stan Space.

Alexey Dobrinin, Diretor do Departamento de Planejamento de Política Externa do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, descreveu corretamente.

O discurso de Putin como “uma base metodológica para compreender, descrever e construir a multipolaridade”.

Durante anos, alguns de nós temos mostrado como o mundo multipolar emergente é definido – mas vai muito além – de interconectividade de alta velocidade, física e geoeconómica. Agora, à medida que atingimos a fase seguinte, é como se Putin e Xi Jinping, cada um à sua maneira, estivessem a conceptualizar os dois principais vectores civilizacionais da multipolaridade. Esse é o significado mais profundo da parceria estratégica abrangente Rússia-China, invisível a olho nu.

Metaforicamente, também diz muito que a rotação da Rússia para Leste, em direcção ao sol nascente, agora irreversível, era o único caminho lógico a seguir, uma vez que, para citar Dylan, a escuridão surge ao romper do meio-dia em todo o Ocidente.

Tal como está, com a Hegemon vacilante e furiosa perdida no seu próprio torpor pré-fabricado, os verdadeiros apresentadores do espectáculo alimentando carne ardente a “elites políticas” irremediavelmente medíocres, a China pode ter um pouco mais de latitude do que a Rússia, como o O Reino Médio não está – ainda – sob a mesma pressão existencial sob a qual a Rússia tem sido submetida.

Aconteça o que acontecer em termos geopolíticos, a Rússia é, no fundo, um obstáculo – gigante – no caminho belicista do Hegemon: o alvo final é a “ameaça” de topo, a China.

A capacidade de Putin de avaliar o nosso momento geopolítico extremamente delicado – através de uma dose de realismo altamente concentrado e puro – é algo a ser observado. E então o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Lavrov, deu a cereja ao bolo, chamando o infeliz embaixador dos EUA para um vestido duro: ah, sim, isto é guerra, híbrida ou não, e os seus mercenários da OTAN, bem como o seu equipamento de lixo, são alvos legítimos.

Dmitry Medvedev, vice-presidente do Conselho de Segurança, agora mais do que nunca saboreando o seu estatuto de “desligado”, deixou tudo muito claro: “A Rússia corre o risco de ser dilacerada se parar uma operação militar especial (SMO) antes de a vitória ser alcançada”.

E a mensagem é ainda mais aguda porque representa a deixa – pública – para a liderança chinesa em Zhongnahhai compreender: aconteça o que acontecer a seguir, esta é a posição oficial inabalável do Kremlin.

Os chineses restauram o Mandato do Céu

Todos estes vectores estão a evoluir como ramificações do bombardeamento dos Nord Streams, o único ataque militar – cum terrorismo industrial – alguma vez perpetrado contra a UE, deixando o Ocidente Colectivo paralisado, atordoado e confuso.

Perfeitamente em sintonia com o discurso de Putin, o Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês escolheu o momento geopolítico/existencial para finalmente tirar as luvas, com um floreio: entrar no

A Hegemonia dos EUA e o seu ensaio e relatório Perils, que se tornou um enorme sucesso instantâneo nos meios de comunicação chineses, examinados com prazer em toda a Ásia Oriental.

Esta enumeração contundente de todas as loucuras letais do Hegemon, durante décadas, constitui um ponto sem retorno para a diplomacia chinesa que é marca registrada, até agora caracterizada pela passividade, ambivalência, contenção real e extrema polidez. Portanto, tal reviravolta é mais uma orgulhosa “conquista” da sinofobia aberta e da hostilidade mentirosa exibida pelos neoconservadores e neoliberais-conservadores americanos.

O estudioso Quan Le observa que este documento pode ser considerado como a forma tradicional – mas agora repleta de palavras contemporâneas – que os soberanos chineses usaram no seu passado milenar antes de irem para a guerra.

É na verdade uma proclamação axio-epistemo-política que justifica uma guerra séria, o que no universo chinês significa uma guerra ordenada por um Poder Superior capaz de restaurar a Justiça e a Harmonia num Universo conturbado.

Após a proclamação, os guerreiros estão equipados para atacar impiedosamente a entidade considerada como perturbadora da Harmonia do Universo: no nosso caso, os neoconservadores psico-straussianos e os neoconservadores neoliberais comandados como cães raivosos pelas verdadeiras elites americanas.

É claro que no universo chinês não há lugar para “Deus” – muito menos para uma versão cristã; “Deus” para os chineses significa a trindade Beleza-Bondade-Verdade, Princípios Universais Celestiais Atemporais. O conceito mais próximo que um não-chinês pode entender é Dao: o Caminho. Assim, o Caminho para a trindade Beleza-Bondade-Verdade representa simbolicamente Beleza-Bondade-Verdade.

Então, o que Pequim fez – e o Ocidente Colectivo não tem a menor ideia disso – foi emitir uma proclamação axio-epistemo-política explicando a legitimidade da sua busca para restaurar os Princípios Universais Celestiais Atemporais. Eles estarão cumprindo o Mandato do Céu – nada menos. O Ocidente não saberá o que os atingiu até que seja tarde demais.

Era previsível que, mais cedo ou mais tarde, os herdeiros da civilização chinesa estariam fartos – e identificariam formalmente, reflectindo a análise de Putin, o emergente Hegemon como a principal fonte de caos, desigualdade e guerra em todo o planeta. Império do Caos, Mentiras e Pilhagem, em poucas palavras.

Para ser franco, numa linguagem popular, que se dane esta porcaria de hegemonia norte-americana a ser justificada pelo “destino manifesto”.

Então aqui estamos nós. Você quer Guerra Híbrida? Retribuiremos o favor.

De volta à Doutrina Wolfowitz

Um antigo conselheiro da CIA publicou um relatório bastante preocupante sobre uma pedra ao longo do caminho rochoso: um possível fim de jogo na Ucrânia, agora que até mesmo alguns papagaios geridos pela elite estão a contemplar uma “saída” com o mínimo de perda de prestígio.

Nunca é demais lembrar que em 2000, o ano em que Vladimir Putin foi eleito presidente pela primeira vez, no mundo pré-11 de setembro, o neoconservador fanático Paul Wolfowitz estava lado a lado com Zbig “Grande Tabuleiro de Xadrez” Brzezinski em uma enorme Ucrânia- Simpósio dos EUA em Washington, onde ele elogiou descaradamente a ideia de provocar a Rússia a entrar em guerra com a Ucrânia, e comprometeu-se a financiar a destruição da Rússia.

Todos se lembram da doutrina Wolfowitz – que era essencialmente uma repetição espalhafatosa e pedestre de Brzezinski: para manter a hegemonia permanente dos EUA era primordial prevenir o surgimento de qualquer concorrente potencial.

Agora temos dois concorrentes com energia nuclear e experientes em tecnologia, unidos por uma parceria estratégica abrangente.

Ao terminar a minha longa caminhada, prestando o devido respeito do Kremlin aos heróis de 1941-1945, era inevitável a sensação de que, por mais que a Rússia seja uma mestre em enigmas e a China seja uma mestre em paradoxos, os seus estrategistas estão agora trabalhando em tempo integral para como devolver todas as vertentes da Guerra Híbrida contra o Hegemon. Uma coisa é certa: ao contrário dos orgulhosos americanos, eles não irão delinear quaisquer avanços até que estes já estejam em vigor.

Sem comentários:

Mais lidas da semana