terça-feira, 26 de julho de 2011

NEVE AFETA CIRCULAÇÃO NA ÁFRICA DO SUL




NOTÍCIAS, Maputo

FORTES quedas de neve e formação de gelo obrigaram ao corte de algumas das principais estradas da África do Sul e interromperam várias comunicações ferroviárias entre cidades.

 Uma frente fria que está a varrer o território desde domingo provocou fortes nevões em várias províncias, designadamente Cabo Oriental, Cabo Ocidental, KwaZulu-Natal e Free State, criando sérias dificuldades nas comunicações. A auto-estrada N3, que liga o norte do país ao KwaZulu-Natal, está encerrada ao trânsito desde segunda-feira em consequências da camada de gelo e neve que se formou na zona de Harrismith, onde a estrada atravessa o maciço do Drakensberg. Segundo as autoridades, milhares de veículos, na sua maioria camiões que transportam mercadorias entre os portos de Durban e Richards Bay e o centro da região norte do país estão estacionados em várias localidades do Drakensberg a aguardar que a N3 volte a estar transitável.

De acordo com a agência Lusa, muitas vilas e aldeias do Cabo Oriental estão cobertas por um denso manto de neve desde domingo, com o mesmo cenário a repetir-se na zona de Outeniqua e nas montanhas do Cabo Ocidental. Joanesburgo, na província de Gauteng, a capital do Free State, Bloemfontein, e várias outras cidades registam temperaturas mínimas negativas desde domingo, enquanto o serviço meteorológico sul-africano prevê a continuação das actuais condições atmosféricas até pelo menos amanhã.

Sem comentários:

Mais lidas da semana