sábado, 25 de maio de 2013

Offshore Leaks: 22 NOMES E 12 COMPANHIAS EM PARAÍSOS FISCAIS LIGADOS A PORTUGAL



Micael Pereira - Expresso

Investigação conjunta do Expresso e do International Consortium of Investigative Journalists, em Washington, revela como portugueses, ingleses, russos e turcos criaram offshores com moradas em Lisboa e outras cidades do país.

Foram detectados, até ao momento, 22 nomes e 12 companhias offshores associados a moradas em Portugal ou com nacionalidade portuguesa na vasta base de dados de 2,5 milhões de documentos do Offshore Leaks, a maior fuga de informação sobre paraísos fiscais da história do jornalismo e que envolve uma rede de investigação com quase 90 jornalistas de 47 países, a que o Expresso se juntou agora.

Seis dos nomes encontrados são cidadãos portugueses, mas também há russos, turcos e ingleses, que se identificaram em fichas, contratos ou e-mails com moradas em Lisboa, Porto, Estoril e Almancil, no Algarve, uma zona conhecida pelos seus condomínios de luxo, como a Quinta do Lago.

2 comentários:

Unknown disse...

Divulguem os nomes das pessoas envolvidas. Mandar para a praça pública notícias desta natureza e não ter a coragem de assumir é cobardia e mau jornalismo.

Unknown disse...

Esperemos que no final a montanha não vá parir um ratito feio e fedorento e que tudo fique na mesma como de costume. Se está lá o Dias Loureiro está todo o gang do BPN e será uma excelente oportunidade para ver os movimentos e descobrir se a fortuna de Cavaco Silva passou por lá. Por outro lado, uma oportunidade á semelhança de espanha de ressuscitar o processo roubado dos submarinos, tankes e helicópeteros e expor a sacanagem do golpe.

Mais lidas da semana