domingo, 20 de outubro de 2013

EX-MINISTRA DA JUSTIÇA TIMORENSE PRESA ADOTA BEBÉ NA PRISÃO

 


Díli, 19 out (Lusa) - A ex-ministra da Justiça de Timor-Leste Lúcia Lobato, presa em janeiro para cumprir cinco anos de prisão por participação económica em negócio, adotou uma criança na cadeia.
 
"Este bebé foi a minha salvação. Em maio na última consulta que fiz a Díli encontrei este bebezinho. A mãe está também aqui. É uma prisioneira. É mãe solteira, com pai desconhecido", afirmou à agência Lusa a ex-ministra.
 
Lúcia Lobato está detida no estabelecimento prisional de Gleno, perto de Ermera, a cerca de 50 quilómetros a sudoeste de Díli.
 
A ex-ministra explicou à Lusa que a mãe da criança, presa por tráfico de droga, pediu para a criança lhe ser entregue, encontrando-se ao seu cuidado há quase cinco meses.
 
"Foi a minha salvação. Se não fosse ele não sei onde tinha ido parar", afirmou, salientando que o processo de adoção já está quase tratado.
 
Questionada pela Lusa sobre o nome que deu à criança, Lúcia Lobato disse que "há vários nomes", mas ainda não foi decidido, por enquanto a criança é tratada por Gleno.
 
"Fico com mais um bebé e foi a minha sorte. É uma tristeza estar aqui na prisão, mas para mim foi uma alegria ter mais um filho", disse.
 
Mãe de três filhos, a ex-ministra foi condenada em junho de 2012 a cinco anos de prisão pelo Tribunal Distrital de Díli pela prática de um crime de participação económica em negócio.
 
O crime é relativo à aquisição de fardas para equipar guardas prisionais da Direção Nacional dos Serviços Prisionais e de Reinserção Social.
 
Na sentença proferida pelo tribunal, a ex-ministra, que foi suspensa do cargo para ir a tribunal, foi também condenada ao pagamento de 4.350 dólares (3.256 euros ao câmbio atual).
 
MSE // PJA – Lusa, com foto em Sapo TL
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana