quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Moçambique: PELO MENOS DOIS MORTOS EM ATAQUES EM MULTIVAZE

 


Confrontos entre militares e supostos elementos armados da Renamo em Mutivaze e Navevene, na província de Nampula, norte de Moçambique, provocaram a fuga de populações para as matas para se protegerem.
 
Esta manhã, em Mutivaze, os poucos populares ali presentes disseram à Lusa que voltaram para as suas casas para arranjar comida e água e procurar crianças desaparecidas.
 
"Eu vim aqui para ver se encontro um dos meus filhos que desapareceu quando fugíamos aos disparos", disse à Lusa Amisse Taíde, residente em Mutivaze.
 
Ali, um camião vindo do distrito de Ribáuè foi assaltado e, depois de saqueados os produtos que transportava, foi incendiado por pessoas até agora não identificadas, estando o ato a ser imputado pelas autoridades a supostos elementos armados da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo).
 
Em consequência do assalto ao camião e de outros ataques, foram mortos dois civis e há um número ainda não determinado de feridos, segundo os habitantes da região.
 
A população afirma que as pessoas que dispararam na região na quarta-feira falavam uma língua estranha.
 
"Nós ouvimos as pessoas a falarem, mas não entendemos o que estavam a dizer porque falam uma língua estranha", disse Joana Afonso.
 
Todavia, a população abandonou as suas residências e muitas pessoas são dadas como desaparecidas.
 
Elementos da Força de Intervenção Rápida e das Forças Armadas de Defesa de Moçambique já se mobilizaram para o local e a situação mantinha-se ainda calma.
 
Funcionários públicos afetos a serviços, como saúde e educação, também abandonaram os seus postos e muitos deles encontram-se refugiados na cidade de Nampula.
 
Lusa
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana