terça-feira, 5 de novembro de 2013

Moçambique: EXÉRCITO “SOFRE QUATRO BAIXAS E 19 FERIDOS” EM EMBOSCADA

 

05 de Novembro de 2013, 13:26
 
O exército sofreu hoje quatro baixas e ferimentos em mais de 19 militares após uma emboscada de homens armados em Gorongosa, Sofala, no centro, disseram hoje à Lusa várias fontes.
 
Dos feridos, "16 estão em situação grave", a maioria com projécteis em várias partes do corpo, principalmente na cabeça e membros superiores, disse uma enfermeira de serviço no hospital local.
 
"O camião passou de manhã para abastecer com mantimento a posição do exército na Casa Banana, e no regresso sofreu uma emboscada da Renamo antes do Vunduzi. Sofremos baixas e feridos", disse à Lusa uma fonte militar, sem avançar números.
 
Na viatura atacada, disse, havia uma força conjunta do exército e da Força de Intervenção Rápida (FIR), ligada a polícia.
 
"Um camião militar descarregou ao princípio da tarde vários feridos, mais de 19 homens, no banco de socorro do hospital de Gorongosa, e outros três corpos foram depositados na morgue. O hospital está isolado por militares e a imprensa está com dificuldades de trabalhar", disse à Lusa um jornalista local.
 
Em declarações à Lusa, o director do Hospital distrital de Gorongosa, Jerónimo Langa, confirmou a entrada de vítimas de ataques de homens armados naquela unidade hospitalar, sem adiantar pormenores.
 
"Estou na emergência, saberão (detalhes) depois", insistiu Jerónimo Langa ao telefone.
 
Na semana passada, dois homens, supostamente guerrilheiros da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), feriram três militares, roubando-lhes as armas, quando tomavam banho no rio Vunduzi, a escassos dois quilómetros da base de Sadjundjira, assaltada e ocupada pelo exército, e de onde fugiu há 16 dias o líder da Renamo, Afonso Dhlakama.
 
Moçambique vive a mais grave tensão político-militar desde a assinatura do acordo de paz, em 1992, que acabou com 16 anos de guerra civil.
 
Lusa – com Sapo MZ
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana