quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Bairro de Alfama vai desfilar na parada do Ano Novo Lunar em Macau

 


Macau, China, 30 jan (Lusa) - A Marcha de Alfama, vencedora da edição 2013 das Marchas de Lisboa, está em Macau para participar na parada do Ano Novo Chinês que decorre a 02 e 08 de fevereiro nas ruas da cidade e "dignificar a cidade de Lisboa".
 
Em declarações hoje aos jornalistas, Manuel Matos, coordenador do grupo de Alfama, explicou que estão em Macau 45 pessoas que chegam "expectantes a outra cultura, a outro mundo", mas convencidos que irão "dignificar o espetáculo e representar bem a cidade de Lisboa".
 
Opinião idêntica tem Pedro Moreira, da EGEAC (Empresa Gestora de Equipamentos e Animação Cultural de Lisboa) que garante que a representação portuguesa quer apresentar-se "condignamente" em nome do país e da capital.
 
"Foram os vencedores das Marchas de Lisboa e vão contribuir para abrilhantar e trazer algo de significativo para este desfile em Macau", disse o mesmo responsável.
 
O grupo de Alfama vai estar ao lado de cerca de 31 grupos locais e regionais e tem um minuto para se apresentar ao júri, mas ao longo do trajeto de cerca de um quilómetro tem de conseguir convencer também a população que terá uma palavra a dizer na escolha do vencedor.
 
A atração da parada de 2014, intitulada 'Celebrar a Alegria e Abundância do Ano do Cavalo', prende-se também com cinco viagens a Portugal a sortear entre o público que votar no grupo vencedor e outras três a atribuir a fotógrafos profissionais e amadores que sejam escolhidos pela melhor fotografia.
 
Para Helena de Senna Fernandes, diretora dos Serviços de Turismo de Macau, a parada "pode trazer atenção a Macau" e proporcionar "mais atrações" para locais e visitantes durante as festas do Ano Novo Lunar, a mais importante festa das famílias chinesas.
 
A presença de Alfama "pretende aumentar a cooperação" com a cidade portuguesa de Lisboa, referiu a mesma responsável e os prémios de viagens a Lisboa proporcionará assistir às Marchas de 2014 e novas oportunidades de fotografia para os amantes daquela arte.
 
O Ano Novo chinês, também conhecido como Festival da Primavera, é uma tradição com mais de 2.000 anos na China e a principal festa de reunião das famílias chinesas, que leva milhões de pessoas a percorrerem centenas de quilómetros até à terra natal para celebrarem com a família a entrada do Ano Novo Lunar, representando a maior migração humana anual do mundo.
 
JCS (PNE) // VM - Lusa
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana