sábado, 1 de fevereiro de 2014

Moçambique: Ano lectivo arranca com milhares de alunos sem livro escolar

 

Francisco Mandlate – O País (mz)
 
A abertura oficial do ano lectivo, é assinalada hoje, em todo o país. Mas em Sofala 37 escolas não vão abrir e 15 mil alunos estão em parte incerta.
 
A cerimónia oficial de abertura do ano lectivo escolar vai decorrer, durante o dia de hoje, em cada uma das 17,573 escolas do Ensino Geral do país. São esperados, no cômputo de todas escolas moçambicanas, perto de seis milhões e setecentos mil alunos, dos quais, quase 775 mil são novos ingressos. Mais de um milhão sentar-se-ão, pela primeira vez, num banco escolar - 440 mil ingressam no Ensino Primário do Segundo Grau (EP2), 223 mil passam a frequentar o Ensino Secundário do Primeiro Grau, enquanto outros 94 mil o Ensino Secundário do Segundo Grau, ou seja, a 11ª classe.
 
À semelhança da primeira classe, a Alfabetização e Educação de Adultos vai abranger perto de um milhão de pessoas, um terço dos quais terá os seus próprios filhos como alfabetizadores.
 
Para o Ensino Técnico Profissional e a Formação de Professores foram matriculados 14 mil e 2660 alunos, respectivamente. No geral, o Ministério de Educação (MINED) estima que mais de seis milhões e meio de pessoas estarão a estudar em todo o país este ano.
 
Porém, “não há bela sem senão”. É uma certeza que os mais de 16 milhões de livros escolares gratuitos, que deverão ser distribuídos pelos alunos da Ensino Primário Completo (EP1 e EP2), ainda não se encontram em todos estabelecimentos de ensino. O MINED não dispõe de dados precisos sobre a distribuição do livro, apesar de o processo ter iniciado o ano passado. Só na cidade de Maputo, mais de 70% dos alunos não vão ter o livro nas primeiras semanas das aulas. igual situação verifica-se em Cabo Delgado que, há uma semana, ainda não havia recebido aquele instrumento fundamental. Em Sofala, as autoridades garantem que o livro já está em todos os distritos.
 
Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana