segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Polícia timorense cria gabinete para se ligar a entidades internacionais de segurança

 


Díli, 03 fev (Lusa) - A Polícia Nacional de Timor-Leste anunciou hoje a criação de um Gabinete Coordenador para a Cooperação e Relações Internacionais para estabelecer um contacto direto com entidades internacionais e "reduzir os rumores" sobre eventuais problemas de segurança.
 
"O objetivo do gabinete é coordenar todas as atividades em relação a assuntos de segurança, passar informação e reduzir rumores", disse o comandante-geral da Polícia Nacional de Timor-Leste, comissário Longuinhos Monteiro.
 
O comissário Longuinhos Monteiro falava à agência Lusa no final de um encontro com representantes das embaixadas acreditadas em Timor-Leste, Nações Unidas e União Europeia para apresentar o novo gabinete.
 
"Os jornalistas são as testemunhas da realidade de segurança em Timor-Leste, nomeadamente em Díli, na região somos o país mais seguro em termos de tranquilidade e ordem pública", disse o comissário Longuinhos Monteiro.
 
No encontro, foi também apresentado aos elementos da comunidade internacional o relatório sobre as estatísticas de criminalidade registadas no país em 2013.
 
Em 2013, foram registados 3.032 crimes, uma diminuição relativamente a 2012, quando foram assinalados 3.738.
 
Dos 3.032 crimes registados em 2013, a maioria foi de ofensa à integridade física, seguindo-se a violência doméstica e furto agravado.
 
Díli, Oecussi e Baucau foram os distritos onde foram registados mais crimes.
 
O novo gabinete vai coordenar também os projetos de cooperação técnico-policial.
 
MSE // PMC - Lusa
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana