quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Portugal: Passos agradece à troika por conduzir país ao “caminho da estabilidade”

 

Jornal i
 
“Estamos hoje a viver mais de acordo com as possibilidades da nossa economia”, acrescentou
 
Passos Coelho agradeceu esta quarta-feira “o apoio da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional” quando fez um balanço positivo da situação económica de Portugal nos últimos três anos.
 
O primeiro-ministro deixou uma palava de agradecimento à troika também por levar o país ao “caminho da estabilidade”. "Ao contrário do que acontecia no passado, estamos hoje a viver mais de acordo com as possibilidades da nossa economia. Queremos, naturalmente, alargar a base da nossa economia e obter dentro de pouco tempo uma possibilidade de crescimento ainda mais intensa para que a economia remunere melhor os seus factores e a sociedade", afirmou, na fábrica da Mitsubishi, que hoje comemorou 50 anos de produção automóvel.
 
Portugal encontra-se agora no caminho do “desenvolvimento”, destacou Passos Coelho, acrescentando que o país “tem sido proporcionalmente dos que mais tem conquistado mercado externo, melhor desempenho nas exportações, e cresceu relativamente ao ano anterior quase 5%. O que significa que, pela primeira vez, temos a possibilidade de ter uma balança excedentária sobre o exterior”.
 
Referindo-se aos três anos em que Portugal está sob intervenção, o primeiro-ministro disse serem “extremamente duros e difíceis” mas que levaram ao equilíbrio da balança externa. Passos acrescentou também que “o problema de endividamento múltiplo das famílias, empresas, e Estado, não teria sido possível sem a solidariedade da União Europeia e FMI”.
 
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana