quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Presidente da Fretilin vai chefiar preparação da presidência timorense da CPLP

 
 
 
Díli, 05 fev (Lusa) - O Ministério dos Negócios Estrangeiros timorense anunciou hoje que o presidente da Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (Fretilin), Francisco Guterres, vai chefiar a Comissão de Preparação da Presidência da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
 
A nomeação do presidente da Fretilin, Francisco Guterres "Lu-Olo", para chefiar a Comissão de Preparação da Presidência Timorense da CPLP "tem a ver com a tradição em tratar bem a oposição e quem ganha é o interesse público", afirma o chefe da diplomacia timorense, José Luís Guterres, citado no comunicado a anunciar a escolha.
 
O primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, já tinha afirmado que "Lu Olo", antigo presidente do parlamento timorense, iria assumir aquelas funções.
 
A Comissão de Preparação da Presidência Timorense da CPLP ainda não iniciou funções, o que "deverá acontecer em breve".
 
No comunicado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros informa também que o Brasil nomeou o diplomata, Eduardo Carvalho para ajudar Timor-Leste a preparar o exercício da presidência da CPLP, nomeadamente nas questões protocolares.
 
Para o chefe da diplomacia timorense, a questão do protocolo é "uma prioridade".
 
"As questões políticas são uma continuidade do processo, mas se houver falhas na logística, falhou tudo", sublinha no comunicado.
 
Sobre a presidência timorense da CPLP, o chefe da diplomacia de Timor-Leste reiterou que vai explorar mais a "vertente económica, nomeadamente no setor privado".
 
Timor-Leste vai assumir pela primeira vez a presidência da CPLP durante a cimeira de chefes de Estado e de Governo que se deverá realizar em julho em Díli.
 
MSE // ARA - Lusa
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana