domingo, 9 de março de 2014

Portugal: “Falar-se em saída 'limpa' é uma ilusão” – Teixeira dos Santos




Fernando Teixeira dos Santos defende que Portugal deve optar por um programa cautelar e que só questões eleitorais podem justificar que não o faça, considerando ainda que a alternativa da chamada saída 'limpa' é uma ilusão.

O antigo ministro das Finanças lembra, em entrevista à agência Lusa, que a conjuntura internacional levanta muitas incertezas, tal como a sustentabilidade da economia portuguesa e que, apesar de Portugal já ter dado os primeiros passos de regresso aos mercados, a grande questão é saber se o país pode, de uma forma sustentável, assegurar os elevados níveis de financiamento que vai precisar.

“Essa é a grande questão que se coloca e quando o país, e particularmente o Governo, tomar a decisão se - sim ou não - vamos ter um programa cautelar, isso tem de ser avaliado”, lembra, adiantando que ainda se vive "numa situação onde há um conjunto de riscos que pairam sobre a economia portuguesa e mesmo sobre as Finanças Públicas que aconselham a alguma cautela”.

Assim, “o país ficará melhor protegido se tiver uma rede de segurança. Até porque a existência dessa rede de segurança será ela própria um fator que reforçará a confiança que pretendemos dos mercados”, defende Teixeira dos Santos defende.

Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana