domingo, 2 de março de 2014

Portugal: "Os políticos não corresponderam ao sonho de Abril" – entrevista Veiga Simão



João Céu e Silva – Diário de Notícias, com vídeo

O ex-ministro de antes e do pós-Revolução dos Cravos considera que "as novas gerações devem libertar o país destes partidos porque o Estado está em decadência". Para Veiga Simão, não há dúvidas que "os portugueses e os políticos não foram capazes de corresponder ao sonho de Abril" e é bastante crítico quanto "aos políticos que realmente têm governado o nosso País".

Para Veiga Simão, a situação em que encontra o Portugal diz respeito a todos os portugueses: "A classe política encontra-se desprestigiada e precisávamos de políticos a sério. No caso dos governantes, naturalmente são culpados aqueles que os elegem." E pede uma resposta às novas gerações: "A frente de grandes interesses que dominam um Estado que está em decadência exige que as novas gerações libertem o País destes partidos."

Acrescenta que a situação não se deve apenas ao atual Governo mas "a governos sucessivos que permitiram o predomínio do poder económico sobre o político, aos grupos de interesses e também, infelizmente, a um alastrar da corrupção que é uma vergonha para o País." A solução para se sair desta situação é "apostar verdadeiramente num Estado inteligente", realidade que não se tem verificado, por exemplo, na reforma do Estado e de todas as instituições que o constituem: "Já se nomearam durante 19 governos constitucionais ministros da Reforma Administrativa e da modernização e até agora ainda não a fizemos. Pelo contrário, destruímos as instituições essenciais para realizar essa reforma e os governantes preferem fazer encomendas de serviços e de estudos a entidades que não estão integrados no Estado e que muitas vezes produzem relatórios em que apenas apostam nas ideias que esses governantes têm. Ou seja, destruímos o Estado inteligente que era necessário para reformar o Estado."

O professor catedrático critica também a política educativa do ministro Nuno Crato e considera-o uma desilusão. Quanto à atuação do Presidente da República, acha que a Constituição de veria dar-lhe mais poderes.

Leia a entrevista na íntegra na edição em papel ou e-paper do DN

Sem comentários:

Mais lidas da semana