quinta-feira, 27 de março de 2014

Portugal: PCP diz que Governo quer pôr reformados a pagar erros de política económica




O deputado comunista Jorge Machado disse, esta quinta-feira, que o novo modelo de cortes nas pensões em estudo pelo Governo vai fazer com que sejam os reformados a pagar erros da política económica, sendo, por isso, inaceitável.

"O Governo prepara-se, relativamente ao valor das reformas, para fazer o mesmo que fez relativamente à idade da reforma, isto é, pôr a inflação e o PIB [Produto Interno Bruto] a determinar uma redução da reforma", afirmou Jorge Machado em declarações à Lusa.

Segundo o deputado comunista, este caminho tem por objetivo "pôr os reformados a pagar pelas asneiras do Governo relativamente à política económica".

Uma fonte do Ministério das Finanças avançou, na quarta-feira, que o Governo está a avaliar a possibilidade de aplicar a CES de forma permanente, devendo o impacto da medida ser quantificado no Documento de Estratégia Orçamental em abril.

Esta possibilidade de tornar a CES definitiva está a ser avaliada pelo grupo de trabalho nomeado pelo Governo no início do ano e que deverá apresentar ao executivo cenários para "traçar pistas para uma reforma global do sistema de segurança social".

De acordo com a mesma fonte, o grupo de especialistas está "a tentar criar um 'mix' de políticas que permita que essa evolução [da eventual aplicação definitiva da CES] seja vista como um ajustamento, que possa variar de acordo com determinados indicadores", embora o indicador a aplicar "tenha de ser estudado".

Jornal de Notícias – foto Eduardo Negrão/Global Imagens

Leia mais em Jornal de Notícias

Sem comentários:

Mais lidas da semana