quinta-feira, 20 de março de 2014

Portugal: TRIBUNAL CONSTITUCIONAL LEGALIZA LIVRE




Há mais um partido em cena na política portuguesa. O Livre, do eurodeputado independente Rui Tavares, foi hoje legalizado a tempo de concorrer nas próximas europeias. 

Cristina Figueiredo - Expresso

O Tribunal Constitucional deu luz verde ao Livre. Os juízes do Palácio Raton não encontraram ilegalidades nas mais de 7500 assinaturas que a lei exige para a constituição de um novo partido.

Há, assim, mais um ator no panorama político nacional, perfeitamente a tempo de ser posto à prova nas eleições europeias de 25 de maio.

A notícia foi recebida com "grande satisfação" pelos fundadores do Livre - entre os quais se inclui o eurodeputado independente Rui Tavares - que, em comunicado de imprensa intitulado "a primavera chega hoje",  dizem encarar com "orgulho" e "humildade" a "responsabilidade de, a partir de agora, contribuirmos como partido para o reforço da democracia portuguesa e europeia". 

Antes ainda de ter a certeza se já seria partido a tempo de concorrer às europeias, e num gesto inédito na política portuguesa, o Livre já tinha convocado primárias para a escolha dos seis candidatos (três homens e três mulheres) que irá levar a votos a 25 de maio.

Os candidatos a candidatos tiveram de se propor até dia 18. As primárias - abertas a todos os militantes e apoiantes do Livre - realizam-se a 6 de abril.

Leia mais em Expresso

Sem comentários:

Mais lidas da semana