quinta-feira, 17 de abril de 2014

Portugal: CAPITÃES FORA DA ASSEMBLEIA VÃO PARA O LARGO DO CARMO



Rita Tavares – jornal i

Assunção apresentou hipótese aos líderes das bancadas depois de ter reunido com militares

A presidente da Assembleia da República pôs ontem à consideração dos líderes parlamentares a possibilidade de os capitães de Abril intervirem no plenário na sessão solene no parlamento que marca o aniversário do 25 de Abril. Mas a maioria opôs-se, pelo que os discursos com que os militares querem marcar os 40 anos da Revolução serão feitos à mesma hora da cerimónia do parlamento, mas no Largo do Carmo, em Lisboa.

De acordo com as normas regimentais do parlamento, cabe ao presidente da Assembleia da República "convidar, a título excepcional, individualidades nacionais e estrangeiras a tomar lugar na sala das reuniões plenárias e a usar da palavra", mas sempre depois de levar o assunto à conferência de líderes. Foi isso que fez ontem Assunção Esteves, no dia em que visitou a Associação 25 de Abril, numa tentativa de serenar ânimos depois da polémica da última semana. Os militares de Abril só admitiam estar na sessão solene se pudessem intervir, o que a presidente tinha ficado de analisar mas no final da semana recuou, referindo-se à exigência dos militares como "problema deles".

Ontem, na Associação 25 de Abril, Assunção expressou "carinho e gratidão sem limites" pelos capitães, mas não resolveu a questão que só mais tarde, de volta ao parlamento, pôs à consideração dos líderes parlamentares, meses depois de ter sido suscitada pela primeira vez por Vasco Lourenço. Mas na reunião com os líderes "não ocorreu o consenso necessário para a intervenção de um representante da Associação 25 de Abril" na sessão solene, refere o comunicado de imprensa da presidente da Assembleia da República. O PS, o PCP e o BE não se opuseram, mas a maioria rejeitou a ideia.

Imediatamente antes desta reunião, os militares estiveram no parlamento para a inauguração da exposição "O Nascimento de Uma democracia". Assunção registou o encontro dos "criadores, os capitães, com a criação, a democracia". Voltarão a estar na AR para uma homenagem a Marques Júnior. E no dia 25 de Abril vão discursar, mas fora do parlamento, numa cerimónia paralela.

Sem comentários:

Mais lidas da semana