quarta-feira, 28 de maio de 2014

Angola: Ativistas detidos pela polícia libertados a 60 quilómetros de Luanda




Vinte jovens ativistas angolanos queixaram-se hoje de agressões pela polícia por tentarem promover uma manifestação no centro da cidade de Luanda, tendo sido detidos e libertados ao início da noite a 60 quilómetros da capital.

De acordo com um dos rostos da manifestação, convocada pelo autodesignado Movimento Revolucionário, Manuel Nito Alves, estes ativistas foram detidos pelas forças policiais cerca das 15:00 de hoje, quando tentavam aceder ao Largo da Independência, na cidade de Luanda.

"Fomos detidos, escorraçados do Largo da Independência, pela polícia que nos levou. Agrediram-nos antes de nos deixarem em Catete [província do Bengo], eram 20:00. Estamos muito machucados", disse à agência Lusa Manuel Nito Alves.

A Lusa tentou obter uma posição da Polícia Nacional angolana sobre estas queixas, mas sem sucesso até ao momento.

Os manifestantes detidos, um grupo de vinte jovens, queixam-se ainda da utilização de gás lacrimogéneo por parte dos agentes policiais.

Um forte dispositivo policial impediu hoje à tarde o acesso ao centro do Largo da Independência onde deveria ter lugar esta manifestação.

Aquele espaço principal de Luanda e artérias envolventes estavam a ser vigiadas por dezenas de elementos policiais, equipas cinotécnicas e polícia de choque, constatou a Lusa no local.

A manifestação de hoje, que acabou por não acontecer nos moldes previstos, foi convocada pelo Movimento Revolucionário sob o lema "Chega de chacinas em Angola".

Contactadas pela Lusa nas últimas horas, as autoridades não confirmaram se esta manifestação tinha sido autorizada pelo Governo Provincial de Luanda.

"Nós cumprimos tudo o que estava previsto na Lei, mas somos acusados pelo Governo angolano de sermos arruaceiros", disse ainda Nito Alves.

Este movimento de jovens tem protagonizado manifestações de protesto na capital angolana desde 2011, nomeadamente com críticas à atuação das forças de segurança, terminando geralmente em confrontos com a polícia.

O protesto de hoje acontece na passagem do 37.º aniversário da liquidação da ala do MPLA - partido no poder em Angola -, dirigida por Nito Alves e José Van Dunem.

Sobre esta data, estes exigem a criação de uma "Comissão da Verdade" sobre o que aconteceu em 1977.

Reclamam ainda "Justiça" para o caso dos ativistas e ex-militares Alves Kamulingue e Isaías Cassule, que desapareceram em maio de 2012. Estes tentavam na altura organizar uma manifestação de outros antigos camaradas de armas, para exigir o pagamento de subsídios alegadamente em atraso, nalguns casos há mais de 20 anos sem serem pagos.

Lusa, em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana