domingo, 18 de maio de 2014

FEEFl: Elevados níveis de dívida exigem "continuidade dos esforços"




O Fundo Europeu de Estabilidade Financeira faz um balanço positivo do programa de ajuda financeiro realizado em Portugal, mas não deixa de recordar os elevados níveis de dívida que exigem que as reformas continuem a ser implementadas, diz o Jornal de Negócios.

Responsável por um terço dos 78 mil milhões de euros emprestados a Portugal no âmbito do resgate financeiro de que este foi alvo, em 2011, o Fundo Europeu de Estabilidade Financeira considera que Portugal tem de continuar a implementar as suas reformas estruturais para garantir um nível de crescimento económico que permita pagar as elevadas dívidas pública e privada do país.

"Os desafios permanecem para lá do fim do programa: elevados rácios de dívida pública e privadas/ PIB significam que a desalavancagem tem de continuar", lê-se num texto publicado esta manhã pela instituição liderada por Klaus Regling.

Considerando que o programa foi um sucesso e que trouxe Portugal de volta aos mercados, sublinha também que "os esforços de reforma têm de continuar, tanto a nível orçamental como estrutural, para assim permitir uma redução contínua do défice orçamental e uma melhoria do crescimento do PIB potencial".

O Jornal de Negócios recorda que o Fundo irá avaliar o País até receber de volta todo o dinheiro que emprestou, o que acontecerá apenas em 2040.

Notícias ao Minuto

Leia mais em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana