segunda-feira, 26 de maio de 2014

Tailândia: Líder dos protestos anti-Governo acusado de homicídio




O líder dos protestos antigovernamentais que durante oito meses tiveram lugar em Banguecoque e noutras partes da Tailândia, Suthep Thaugsuban, foi acusado hoje dos crimes de homicídio e tentativa de homicídio por causa de manifestações em 2010.

Em causa está o papel desempenhado por Thaugsuban durante as manifestações dos "camisas vermelhas" em 2010, quando era vice primeiro-ministro.

Depois de abandonar o Governo em 2011 e, já na oposição, o parlamento e o Partido Democrata em dezembro de 2013, Thaugsugan assumiu-se como o maior líder dos protestos antigovernamentais que culminaram no golpe de Estado de 22 de maio deste ano.

Até hoje, Suthep Thaugsugan não tinha comparecido em tribunal por alegar que estava demasiado ocupado com os protestos, mas desta vez apresentou-se escoltado por soldados perante o juiz, que lhe concedeu liberdade após pagamento de fiança, noticia a EFE, citando o Bangkok Post.

O acusado terá que regressar ao tribunal no dia 28 de julho para o início do julgamento.

Em 2010, os protestos dos "camisas vermelhas" para derrubar o Governo integrado por Thaugsugan tiveram lugar no centro de Banguecoque e duraram mais de dois meses, resultando em 92 mortos (entre os quais um jornalista italiano) e cerca de 1.800 feridos.

O então primeiro-ministro, Abhisit Vejjajiva, também do Partido Democrata, enfrenta as mesmas acusações que Suthep Thaugsugan, mas o seu processo avança com maior rapidez, já que Vejjajiva sempre demonstrou maior colaboração com a justiça.

Sobre Thaugsugan recaem ainda dois mandados de detenção, um por destruição de propriedade pública, emitido a 28 de novembro de 2013, e outro por sedição, emitido a 02 de dezembro de 2013.

Os protestos acabaram com o golpe de Estado de 22 de maio, liderado pelo chefe do Exército, Prayuth Chan-ocha.

O rei da Tailândia, Bhumibol Adulyadej, reconheceu hoje a intervenção militar e deu autoridade a Chan-ocha para dirigir o país.

Lusa, em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana