segunda-feira, 26 de maio de 2014

MNE de Timor-Leste em reunião na Argélia com os Não Alinhados




O chefe da diplomacia de Timor-Leste, José Luís Guterres, viajou hoje para a Argélia para participar na reunião ministerial do Movimento dos Países Não Alinhados, que vai decorrer em Argel entre quarta e quinta-feira.

"Vamos discutir a próxima cimeira, e debater alguns problemas internacionais que hoje existem, e sabermos quais são os interesses comuns que existem no seio dos países dos não-alinhados em relação à reforma da ONU, do Conselho de Segurança, em relação à cooperação económica e à cooperação sul-sul", disse o ministro dos Negócios Estrangeiros timorense.

A próxima cimeira do Movimento dos Países Não Alinhados vai realizar-se em 2015 em Caracas, na Venezuela.

Segundo o ministro timorense, Timor-Leste vai durante o encontro apresentar o seu "ponto de vista sobre aquelas questões internacionais e falar sobre desenvolvimento económico no país".

Em declarações à imprensa argelina, o chefe da diplomacia da Argélia, Ramtane Lamamra, disse que cerca de 80 ministros do Movimento dos Países Não Alinhados já confirmaram a presença na reunião.

"Vamos falar sobre questões relacionadas com o terrorismo, crime organizado e transfronteiriço, racismo e a fobia em relação ao islamismo em alguns países europeus", disse.

A última reunião ministerial do Movimento dos Países Não Alinhados decorreu em 2012 no Irão.

Lusa, em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana